quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vereadores delmirenses discutem sobre desmatamentos no município




A reunião ordinária desta quinta-feira (26), teve como principal foco o desmatamento que está acontecendo em algumas áreas do município. O assunto, abordado pelo vereador Pedro Paulo, foi discutido no plenário e levantou diversos questionamentos.

Segundo Pedro, o que o levou a colocar o assunto em pauta foi uma denúncia da comunidade do povoado Cruz, onde ele constatou in loco o desmatamento às margens do Rio São Francisco. Para o vereador a obra é inadmissível, uma vez que está exterminado a mata ciliar que dá proteção ás margens do rio. Ele ressalta que a obra é de propriedade particular do gestor municipal, que tem o objetivo de construir um hotel e de lotear a área para venda. “Fui acompanhar de perto essa ação que é avassaladora e de grande destruição do nossos meio ambiente. É inadmissível o que esse gestor está fazendo. Ali está sendo realizado um crime inaceitável”, falou.

O vereador Geraldo Xavier explicou que a área que está sendo desmatada é de propriedade da União e que teria sido entregue ao Instituto Chico Mendes, o que impediria a construção de uma obra. “Ali jamais será construído qualquer hotel ou catamarã porque aquela é uma área da União”. O vereador Milton Lisboa complementou o colega ao afirmar que o IMA não autorizas o desmatamento a menos de 500 metros da margem do rio. “Essa foi uma forma de conservar e preservar o nosso rio para que não haja uma maior degradação “, disse Milton.

Pedro Paulo enfatizou ainda que a atual administração municipal tem realizado um desmatamento na cidade, o que tem ajudado a deixá-la ainda mais quente. “Moramos no Sertão e o nosso clima é bastante quente, mas a temperatura está cada vez mais alta devido a retirada das árvores e da vegetação; uma ação que o gestor vem realizando frequentemente. Não estou falando isso por ser oposição, mas porque é algo que mexe com a vida da gente. Se não acordarmos as consequências serão cada vez mais complexas”.

O vereador petista enfatizou que a Casa aprovou requerimento sobre o saneamento da cidade, com compromisso de preservação do Rio São Francisco e que deveria ser cumprido. “Temos comunidades do nosso município à margem do Rio que o esgoto é despejado sem nenhum tratamento. Temos que fiscalizar isso, ver quais são as unidades de tratamento, os dados técnicos, ver o que está errado e  corrigir, porque estamos tratando de dinheiro público”, finalizou Pedro.

Durante a sessão foram realizados dos requerimentos verbais dos vereadores Milton Lisboa e Francisco de Assis (Kinho). Milton solicitou que seja criado em Delmiro Gouveia um Centro de Zoonoses e Kinho pediu informações ao chefe do setor de tributos se existe débitos municipais em nome do prefeito. Foi aprovada ainda proposição do vereador Pedro Paulo que solicita implantação de posto permanente da Guarda Municipal no Distrito de São Sebastião, popularmente conhecido como Caixão. Ainda estiveram presentes os parlamentares Marcos Costa, Carlos José Bezerra (Gato) e Henriqueta Cardeal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário