terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sertanejo tem a oportunidade de opinar sobre gestão social do Canal do Sertão

Estado quer trazer para o debate os maiores beneficiados com a água do Canal do Sertão, o sertanejo. (Foto: Márcio Ferreira)




A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), inicia nesta sexta-feira (13), a série de audiências públicas sobre a gestão social do Canal do Sertão. Ao todo, serão 12 encontros com a população residente do Semiárido. A primeira reunião ocorre no município de São José da Tapera, com início às 9h e segue até 17h.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, e o secretário executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, estarão presentes durante a abertura da audiência para receberam as principais demandas e sugestões relativas à gestão da maior obra hídrica do estado. 

Edilson Ramos explica que a intenção da Semarh é colocar em prática uma média de três audiências públicas por mês, contemplando as 21 cidades da região sertaneja. As reuniões ocorrerão tanto em municípios diferentes quanto em conjunto. O secretário executivo confirma ainda que uma média de 300 pessoas devem estar no evento contribuindo com o debate. 

“É o momento de ouvir os agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados, pescadores, lideranças municipais, Ministério Público e Assembleia Legislativa para construir uma gestão social e participativa para uma obra tão relevante para o estado. A Semarh, por ser a gestora do Canal do Sertão, entende que a população beneficiada com as águas tenha um amplo leque para o seu desenvolvimento social e econômico”, ressaltou o secretário executivo.

O cronograma de audiências públicas elaborado pela equipe da Semarh pretende colocar os debates em prática até o fim de março de 2016.

As discussões diretas com as famílias sertanejas irão contemplar as cidades de Mata Grande, Inhapi, Canapi, Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho d´Água do Casado, Piranhas, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Palestina, Pão de Açúcar, Monteirópolis, Olho d’ Água das Flores, Olivença, Santana do Ipanema, Posso das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.
Obra
Em 5 de novembro deste ano, o Governo de Alagoas inaugurou o trecho III do Canal do Sertão, um benefício extensivo a 77 mil habitantes distribuídos entre as cidades de Olho d’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca. O Canal do Sertão terá 250 quilômetros de extensão, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca, e vai beneficiar 42 cidades.

Durante a inauguração, a presidenta da república, Dilma Rousseff assegurou recursos para a manutenção da obra até o trecho de número cinco.

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/11/sertanejo-tem-a-oportunidade-de-opinar-sobre-gestao-social-do-canal-do-sertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário