quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Recursos Hídricos entrega sistema dessalinizador à comunidade Logrador

Secretário Alexandre Ayres fala em evento promovido pela Semarh que capacitou população sertaneja sobre funcionamento do Programa Água Doce (Fotos Ascom)


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou recentemente o II Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) e a Oficina de Capacitação dos Técnicos do Estado, em São José da Tapera, cidade localizada no Sertão alagoano. Durante os dias do evento, foi apresentado o funcionamento do programa nos municípios onde serão implantados os sistemas de dessalinização em convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Meio Ambiente. 

O encontro abordou temas como o acordo de gestão, principal norteador do funcionamento dos sistemas em benefício das comunidades envolvidas neste processo essencial para o acesso à água própria ao consumo humano. Outras pautas relevantes, a exemplo do monitoramento e manutenção dos sistemas de dessalinização, também foram discutidas com aproximadamente 500 pessoas presentes ao evento ocorrido na comunidade de Logrador. 

Ciente de manter a população informada acerca das responsabilidades quanto à gestão dos dessalinizadores, o secretário Alexandre Ayres afirmou que o governo é incansável ao atuar em várias frentes de diálogo para desburocratizar processos e assegurar recursos para obras hídricas.

“Entendo a preocupação dos prefeitos, vereadores e comunidade com os problemas causados pela seca. A Semarh tem atuado diuturnamente para destravar processos burocráticos e levar água para as comunidades. Este ano conseguimos junto ao Ministério do Meio Ambiente 101 sistemas de dessalinização e precisamos preparar a população para saber monitorar e operar estes aparelhos. Justamente por isso é tão importante estar próximo das famílias e orientá-los nesta questão”, revelou Ayres.

Compromisso e gestão

O evento em São José da Tapera contou ainda com a participação do secretário executivo de Gestão Interna da Semarh, Edilson Ramos, que, por sua vez, entregou à comunidade  Logrador um sistema de dessalinização. O aparelho vai contemplar 40 famílias com 200 pessoas, aproximadamente. Segundo Ramos, um grupo gestor formado por seis pessoas da comunidade irá cuidar do sistema.

Presente à capacitação promovida pela Semarh, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, reforçou que o Estado de Alagoas está contemplado com o programa após nove meses de gestão do governador Renan Filho.

“O governo tem superado obstáculos para garantir a implantação dos sistemas de dessalinização nas cidades do Agreste e Sertão de Alagoas. A Semarh está empenhada em trabalhar com dedicação para manter programas em funcionamento e nós, do Ministério do Meio Ambiente, continuaremos desenvolvendo esta parceria”, ressaltou Saraiva.

Fonte: Radar 89

Nenhum comentário:

Postar um comentário