quarta-feira, 14 de outubro de 2015

HGE leva brincadeira à criançada e auxilia na recuperação mais rápida

É uma forma de amenizar o trauma psicológico da internação. A criança desmistifica a ideia de que hospital é lugar apenas de dor e de sofrimento, diz gerência geral de unidade pediátrica (Fotos: Neide Brandão)


Karine Silva de Oliveira tem 12 anos e uma história hospitalar de quase igual período. Aos dois meses de vida foi diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1, entre idas e vindas a unidades hospitalares, a paciente do município de Teotônio Villela convive com injeções e mal estar constantes. Mas hoje o dia é só de alegria! A unidade pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE) onde está internada reservou o dia para festividades para a criançada, com palhaços, brincadeiras, teatro de fantoches e comidinhas saudáveis.

De acordo com Edna Vasconcelos, enfermeira responsável pela pediatria, transformar o ambiente hospitalar, deixando o clima mais agradável para as crianças, também ajuda na recuperação, além de proporcionar alegria e descontração no período de internamento.

Ela explicou que as comemorações tiveram início com o teatro de fantoche, realizado pela equipe da nutrição. A nutricionista Márcia Wilma, apontou as necessidades nutricionais das crianças e orientou a forma correta de se alimentar. “É importante variar bem o cardápio, um prato bem colorido faz bem e tem os nutrientes essenciais para o crescimento saudável”, recomendou.

Anadeja Oliveira, 33 anos, é mãe da pequena Karine. Ela descreveu a alegria que está sentindo por ver a filha vivendo este momento no hospital. “É muito gostoso vê-la sorrindo, brincando, aproveitando o momento como uma criança, porque nosso sofrimento e o uso diário de medicamentos a têm feito amadurecer muito rapidamente. Sinto-me muito feliz!”.

Durante a tarde, as crianças da pediatria, observação e medicação pediátrica compartilham brincadeiras com palhaços e muitos presentes.

A equipe de profissionais da enfermagem organiza o evento, que conta ainda com a parceria dos profissionais da pediatria, psicologia, serviço social e nutrição, entre outros setores.

Além de amigos do HGE, pessoas que não pertencem ao quadro profissional, mas que doam presentes e auxiliam nas brincadeiras e divertimentos oferecidos.

Para a gerente geral, Verônica Omena, a festa promove momentos de lazer e entretenimento para os pequenos pacientes.

"É uma forma de amenizar o trauma psicológico da internação. A criança desmistifica a ideia de que hospital é lugar apenas de dor e de sofrimento. Aqui, eles veem que é possível brincar, se divertir e fazer novos amigos," destacou Omena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário