quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Após luta do vereador Edvaldo, Prefeitura de Delmiro realiza concurso público

Vereador Edvaldo Nascimento lutou pela concretização do certame (Foto: Renato Nunes)




Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Delmiro Gouveia lançou o edital para o concurso público. A prova, que deverá ser realizada em janeiro de 2016, é uma oportunidade para a investidura em cargo público pela população delmirense e está sendo realizada graças a luta incansável do vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB).
Desde o ano de 2013 o parlamentar vem cobrando da Administração Municipal a realização do certame, e após diversas requisições à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público, finalmente o edital foi publicado. “Ao ver o edital do concurso público da Prefeitura de Delmiro Gouveia ser publicado me dá uma grata satisfação, porque vemos que a nossa luta não foi em vão. Desde 2013 venho cobrando tanto à gestão municipal quanto aos órgãos da justiça para que o certame seja realizado e agora acompanhamos a sua concretização. Essa é, sem dúvida, uma grande vitória para o nosso povo, que terá essa oportunidade”, frisou.

O vereador explica que essa é a primeira vitória de uma grande luta, e que agora entrará em uma segunda etapa. “A publicação do edital é a primeira vitória, mas vamos continuar acompanhando todo o processo, cobrando transparência e que seja realizado com seriedade. Após a sua efetivação, vamos lutar para que os aprovados sejam convocados, para que o concurso cumpra fielmente todo o seu papel, e não apenas sirva como uma mera obrigação da administração”.

Edvaldo falou ainda que estará observando para que não haja contratação nas áreas disponibilizadas no edital até que os aprovados sejam chamados. “Após a relação dos aprovados acompanharei ainda a convocação dos mesmos e se a administração fará algum contrato no cargo que foi colocado no edital, evitando que as contratações se estendam e assim não chamem os concursados. Não vamos admitir qualquer manobra dessa gestão para burlar o direito dos aprovados”.

Apesar de estar feliz com a concretização do certame, Edvaldo ressaltou que o mesmo apresentou muitos problemas na sua construção, o que foi observado pelo vereador quando o Projeto de Lei foi enviado à Casa Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar apresentou algumas modificações a serem realizadas, mas que não foram acatadas pela gestão.

Entre as modificações que o vereador propôs foi sobre o número de vagas que, de acordo com ele, é muito menor do que o número de contratados. O vereador observou ainda o prazo de validade de concurso, que no Projeto de Lei está de um ano deverá ser de dois anos prorrogável por mais dois, dando oportunidade ao próximo prefeito de realizar a convocação de aprovados caso o município tenha a necessidade.

Entre os pontos que ele diz merecer maior atenção foi o fato do certame desrespeitar a carga horária e o piso salarial de algumas categorias, como a de nutrição, enfermagem assistente social e farmacêutico. “Observamos que algumas categorias foram feridas no que se refere à carga horária e ao piso salarial e isso não está correto porque fere o que foi estabelecido pelos conselhos”.

Fonte: Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário