segunda-feira, 8 de junho de 2015

Primeiros cartões de transportes intermunicipais são entregues aos idosos


Agora é oficial. Nesta segunda-feira (8), em solenidade realizada em um hotel no bairro da Ponta Verde, foram entregues aos representantes dos municípios alagoanos os primeiros cartões de transporte intermunicipal para os idosos do estado.

A partir de agora, aqueles com mais de 60 anos de idade e possuem renda mensal de até dois salários mínimos terão gratuidade nos transportes regulares e complementares, por meio do Cartão do Idoso. O decreto regulamenta a Lei Estadual 7.503/13, que foi aprovada por unanimidade, no ano passado, na Assembleia Legislativa.

Capitaneado pelo secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Joaquim Brito, o evento contou com a participação de representantes municipais, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e de diversas entidades de classe em prol dos idosos de Alagoas.

Dos 102 municípios, cerca de 60 receberam a primeira remessa dos cartões. Para o secretário, este é um momento especial para o Estado.

“Estamos aqui cumprindo uma obrigação. O idoso de Alagoas merece o nosso empenho no que se refere à execução das leis. A entrega desses cartões é apenas uma das ações que nós buscamos para dar uma melhor qualidade de vida àqueles que tanto já fizeram por este estado, em qualquer que seja o segmento”, afirmou.

Gratidão

Membro do Conselho Estadual do Idoso, Petrúcio dos Santos foi um dos que comemorou a entrega dos cartões. Em nome de toda a comunidade idosa do estado, ele lembrou que o momento era, também, de agradecimento por aqueles que fizeram o projeto acontecer.

“Fico muito feliz em ver o Governo do Estado cumprindo as metas traçadas no início da gestão. Essa luta pelos cartões é uma questão antiga, mas que, felizmente, agora sai do papel e passa a valer. Para nós, idosos, é uma satisfação imensa”.

Como funciona

Pelo Projeto, 10% dos assentos serão gratuitamente destinados aos idosos com mais de 60 anos e, caso os lugares já estejam ocupados, os beneficiários terão descontos de 50% na tarifa.

Para utilizar o benefício da gratuidade, é preciso adquirir o Cartão do Idoso, emitido por meio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Caso os assentos destinados aos idosos estejam ocupados nos ônibus regulares, o benefício pode ser utilizado nos transportes complementares.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário