terça-feira, 9 de junho de 2015

Estado garante acessibilidade para moradores de grotas de Maceió


A Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, por meio de técnicos da Superintendência de Obras Metropolitanas, vêm realizando, desde maio, uma ação de mapeamento das condições estruturais das escadarias e pontilhões das grotas espalhadas por toda a cidade.

Ao todo, serão 76 grotas beneficiadas com a ação emergencial, que visa levar acessibilidade com a reconstrução e implantação destes equipamentos públicos, proporcionando qualidade de vida e mais segurança a cerca de 250 mil pessoas que hoje residem nestas comunidades.

Desde que começou, o processo de visitas consiste, essencialmente, em um trabalho de levantamento prévio para que se possa ter melhor percepção das necessidades específicas de cada grota.

De acordo com o secretário adjunto de Obras, Alcides Tenório, até o momento, 12 grotas já foram visitadas. A ideia, no entanto, é que o levantamento de todas as comunidades seja finalizado até o próximo dia 30.

“A secretaria tem três equipes realizando, diariamente, um mapeamento para identificação da necessidade da instalação do sistema, que será concluído até final do mês. Em alguns locais, será necessário recuperar o que já existe. Já em outros, teremos que iniciar do zero, pois não existe nenhum tipo de acessibilidade”, explicou Tenório.

Durante as visitas, além do levantamento técnico estrutural,  também é analisado o ambiente social em que as famílias estão inseridas.  A caracterização da comunidade é feita por uma assistente social que, posteriormente, definirá que tipo de ações socioeducativas podem ser levadas até os moradores enquanto as obras estão sendo executadas, a fim de promover ações de sensibilização.

O programa Grota Acessível faz parte do projeto ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’, que visa levar o direito básico de acessibilidade à população que mora em áreas de risco.   

O processo licitatório para a empresa que fará a construção e reconstrução de escadarias e pontilhões terá início em um período de 30 dias. As obras estão previstas para serem iniciadas em setembro deste ano.

“Sabemos que existem outras carências, além das escadarias e pontilhões que precisam ser remediadas. É papel nosso, enquanto Governo do Estado, repassar tais deficiências constatadas em nossos levantamentos para os órgãos de competência, para que sejam solucionadas o mais breve possível, proporcionando, assim, mais segurança e dignidade à vida destas pessoas”, destacou o secretário adjunto de Obras.   


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário