terça-feira, 22 de novembro de 2016

Projetos e crédito ficam mais próximos do pequeno produtor rural


Capacitação da Emater facilita acesso do pequeno agricultor a crédito rural.
Capacitação da Emater facilita acesso do pequeno agricultor a crédito rural.Foto: Colaboração
Orientação terá como finalidade a elaboração de Crédito Rural, no qual os Técnicos do Instituto poderão elaborar projetos junto ao pequeno produtor e acompanhá-los à instituição financeira

Texto de Carlos Victor Costa

Chegou ao fim nesta terça-feira (22), a capacitação em Crédito Rural Orientado para técnicos de campo, promovido pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) em parceria com o Banco do Brasil, que teve início na segunda semana de novembro.  



Com a capacitação, os técnicos da Emater-AL poderão elaborar projetos de crédito rural junto ao pequeno produtor alagoano, que serão levados à instituição financeira de forma acompanhada. Na primeira turma foram capacitados 32 agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural que atuam nas regiões do Agreste I, Grande Mata Alagoana e Baixo São Francisco. 



As outras duas turmas que participaram da capacitação, completando o total de 90 técnicos aptos à elaboração de projeto de Crédito Rural Orientado atuam nas regiões do Agreste II e Médio e Alto Sertão.  



A superintendente de operações técnicas da Emater-AL, Rita de Cássia Lima, explicou que com o fim da capacitação o técnico de campo poderá organizar o projeto com o agricultor, prestando assistência através da tecnologia.



“O crédito rural é uma das políticas públicas que o agricultor tem direito. E para que essa lei seja cumprida tivemos que capacitar os técnicos para que eles pudessem elaborar um projeto e a partir dele oferecer assistência para o produtor rural ter seu recurso junto ao banco”, disse Rita de Cássia. 



De acordo com o assessor de agronegócios da superintendência do Banco do Brasil em Alagoas, Denival Ferreira, que foi o responsável pela apresentação da capacitação, a parceria com a Emater tem uma grande importância para o desenvolvimento agrário no Estado.


“Somos parceiros há alguns anos e através dessas capacitações podemos mostrar para os técnicos como eles podem elaborar propostas e logo depois podemos financiar os produtores. Vamos alavancar o agronegócio em Alagoas, com uma assistência técnica de extensão rural de qualidade”, finalizou Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário