terça-feira, 8 de novembro de 2016

Gestores planejam ações para 2017 que ampliam acesso à saúde

Planejamento serve para pontuar ações prioritárias na pasta.
Planejamento serve para pontuar ações prioritárias na pasta.Fotos: Carla Cleto

Texto de Fabiano Di Pace e Josenildo Torres
Planejar as ações a serem executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no próximo ano. Com este propósito, a gestora da saúde estadual Rozangela Wyszomirska, reuniu todos os superintendentes, gerentes, assessores e supervisores durante a I Oficina de Elaboração de Plano Anual de Saúde (PAS) de 2017, que ocorreu no Laboratório de Informática da pasta, situado no bairro Jaraguá, em Maceió.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, no primeiro momento foram avaliadas as metas alcançadas este ano e, em seguida, iniciado o processo de planejamento estratégico das ações para o ano vindouro.

“Estamos trabalhando de forma alinhada com o Plano Estadual de Saúde (PES) e dentro do Projeto de Governo idealizado pelo chefe do Executivo, Renan Filho, que prevê a ampliação do acesso e qualificação da assistência à saúde em Alagoas”, explicou Rozangela Wyszomirska.
A secretária de Estado da Saúde ressaltou que, além do apoio à Atenção Primária, a gestão estadual irá realizar obras estruturantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, a exemplo do Hospital Metropolitano, da Maternidade de Risco Habitual, que já está em construção e o Hospital da Criança.

“São obras importantes, que vão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, por estarem localizados em regiões estratégicas”, ressaltou Wyszomirska. 

A superintendente estadual de Gestão e Participação Social, Manuela Mendes, destacou que o atual Plano Estadual de Saúde de Alagoas tem como foco a qualidade e expansão dos serviços de saúde e foi elaborado com base no decreto federal nº 7.508, de 28 de junho de 2011.

“O plano é composto por 16 diretrizes, sendo a primeira delas, a Atenção Primária como ordenadora da Atenção à Saúde”, destacou Manuela Mendes.

Também constam como diretrizes, a integração das ações e serviços nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), na Rede Materno-Infantil e ampliação do acesso e aperfeiçoamento da assistência ambulatorial. Também serão elaboradas ações voltadas para a gestão do trabalho e da educação em saúde, gestão hospitalar e qualificação da assistência farmacêutica.
http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/10890-gestores-planejam-acoes-para-2017-que-ampliam-acesso-a-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário