quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Iniciativa fomenta a produção e o manejo de peixes no Sertão alagoano


Curso ajuda a promover cultura na região, consequentemente uma produção maior e de melhor qualidade pode ser esperada.
Curso ajuda a promover cultura na região, consequentemente uma produção maior e de melhor qualidade pode ser esperada.Foto: Divulgação
Texto de Ronaldo Lima
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) ofereceu, no município de Poço das Trincheiras, uma capacitação sobre Cultivo de peixes em tanques escavados, na Fazenda da Esperança.

Ministrado pelo técnico da Seagri, Edson Maruta - da Superintendência de Desenvolvimento da Aquicultura -, técnicos das secretarias municipais de Agricultura, agricultores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de monitoramento da qualidade da água, manejo, nutrição alimentar de peixes, tipos de pescado adequado para aquicultura e sistema de produção.

“Com o aprendizado dessas técnicas, tanto agricultores, como técnicos e estudantes estão qualificados para o desenvolvimento das atividades de aquicultura nos municípios”, assegura o instrutor Edson Maruta.
 A turma, composta por 30 pessoas, faz parte das secretarias de Agricultura dos municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Ouro Branco e Maravilha, além de estudantes do curso de Zootecnia, do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas. Dependentes químicos em recuperação também participaram da capacitação, com o intuito de aprenderem um ofício.

O agricultor Ismar Vieira Filho, da Comunidade Lagoa Pau Ferro, um dos beneficiados pelo Governo de Alagoas com a distribuição de alevinos, participou pela primeira vez da capacitação e destaca a importância do curso para os que vivem da aquicultura.“Com o curso aprendi muito e tirei minhas dúvidas", pontuou o agricultor.
Para Renilmary Alencar, secretária de Agricultura de Poço das Trincheiras, a capacitação é fundamental e seu objetivo é fomentar a prática em piscicultura na região semiárida de Alagoas.  “Essa atividade mostrou, que mesmo diante das dificuldades existentes na nossa região, é possível produzir através de uma boa gestão dos recursos naturais existentes nas propriedades rurais, utilizando mecanismos adequados de utilização das águas”, reconhece Renilmary Alencar.

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/11207-iniciativa-fomenta-a-producao-e-o-manejo-de-peixes-no-sertao-alagoano

Nenhum comentário:

Postar um comentário