sexta-feira, 18 de março de 2016

Uncisal oferece assistência gratuita a portadores de 'Síndrome de Down'

Atividades ajudam na plena evolução das crianças.
Atividades ajudam na plena evolução das crianças.Foto: Uol Notícias

Com uma equipe multidisciplinar, que atua na estimulação física e intelectual de crianças, adolescentes e adultos, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) oferece assistência gratuita a portadores de “Síndrome de Down”. Podem ser beneficiados pacientes de qualquer idade, desde que apresentem encaminhamento médico.


Além de atendimento nas áreas de pediatria, neurologia, cardiologia e oftalmologia, são oferecidos acompanhamentos com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. O serviço faz parte de clínicas da Uncisal, que contam com a atuação de profissionais e de estudantes, e é desempenhado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


“O atendimento é completamente gratuito e tem como principal proposta estimular o desenvolvimento dos portadores da síndrome. Não há nenhuma restrição de idade. Pelo contrário, quanto mais cedo uma criança receber estímulos, maior a chance dela se desenvolver”, explica Janayna Cajueiro, que coordena o serviço na Uncisal.


 Para se inscrever, os interessados devem procurar as clínicas-escolas, que ficam na Rua Cônego Fernando Lyra, sem número, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e apresentar um encaminhamento médico, o cartão SUS e a documentação da criança e dos responsáveis. Informações estão disponíveis pelo telefone fixo 3315-8260.

A Uncisal oferece serviços gratuitos em três clínicas. São elas a Clínica de Fonoaudiologia professor Jurandir Boia Rocha, a Clínica de Fisioterapia professora Delza Gitaí e a Clínica de Terapia Ocupacional. Os centros são considerados referência em prevenção, orientação e terapia de distúrbios nas respectivas áreas de atuação.

  
SÍNDROME DE DOWN 
Nesta segunda-feira, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data escolhida, 21, faz referência ao cromossomo responsável pelo aparecimento da síndrome. 


Os portadores, comumente, apresentam olhos amendoados, maior propensão ao surgimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual. No entanto, se estimulados, podem desenvolver capacidades pessoais e avançar com crescentes níveis de autonomia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário