terça-feira, 8 de março de 2016

Duas unidades de saúde são inauguradas pelo Governo do Estado em Jequiá da Praia


Maria José Alves da Silva já recebeu atendimento no consultório Odontológico
Maria José Alves da Silva já recebeu atendimento no consultório Odontológico (Foto: Carla Cleto)


A melhoria na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população é uma prioridade em Alagoas e os gestores públicos estadual e municipal têm investido na construção de novos equipamentos, visando facilitar a assistência aos alagoanos. Dessa vez, os beneficiados são os moradores de Jequiá da Praia, no Litoral Sul do Estado, que nesta terça-feira (8) receberam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Academia de Saúde. 

A entrega ocorreu durante solenidade que contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, do prefeito Marcelo Beltrão, deputado estadual João Beltrão, secretário de Saúde do município, Pedro Madeiro, além de outras autoridades. Durante a ação, a gestora da saúde estadual destacou que a inauguração da UBS Augusto Celestino dos Santos é mais um passo do Estado e do município para consolidar e fortalecer a Atenção Básica. 

Iniciativa que, segundo Rozangela Wyszomirska, refletirá na melhoria da saúde da população, que terá como evitar algumas doenças que surgem ao longo da vida, como hipertensão e diabetes.

“Estamos a cada dia investindo na Atenção Básica dos municípios, assegurando que a população tenha um serviço de qualidade. Investir nesta área é fundamental, porque assegura ao cidadão o direito de ter acesso ao atendimento e iniciar o tratamento, sem necessidade de se deslocar para Maceió ou municípios vizinhos", frisou a secretária, ao alertar sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Marcelo Beltrão, em seu pronunciamento, lembrou o empenho e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que liberou recursos para que a Unidade Básica de Saúde fosse construída. Ele ressaltou que, atualmente, a população de Jequiá da Praia conta com 16 especialidades médicas, graças aos investimentos feitos e a parceria com o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul).

“Por isso iremos continuar trabalhando para investir em mais serviços de saúde, a exemplo de uma Unidade Básica de Saúde que em breve será inaugurada na região lagunar da cidade”, anunciou.

Assistência – Ao todo serão beneficiados com a unidade de saúde 640 famílias da região central. A UBS Augusto Celestino dos Santos irá oferecer serviços do Programa Saúde da Família (PSF), composta por médico, dentista e enfermeiro. A nova unidade contará, ainda, com a participação de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. Também serão disponibilizados profissionais das áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia, dermatologia e exames como ultrassonografia e eletrocardiograma.

Foram investidos na construção da Unidade Básica de Saúde recursos do tesouro estadual, da ordem de mais de R$ 200 mil, com contrapartida do município. Para a população, a nova unidade irá melhorar o atendimento das famílias que moram na localidade, que não terão mais que se deslocar para unidades fora do bairro onde residem.

"Estamos satisfeitos com esse serviço próximo a nossa casa, com médicos, dentista, pediatra e outros profissionais, que irão facilitar a nossa vida e dos demais moradores" disse a dona de casa Maria Auxiliadora, que estava com o filho na UBS. O mesmo destacou Maria José Alves da Silva, que estava no consultório Odontológico já recebendo atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário