terça-feira, 18 de abril de 2017

Projeto dinamiza ensino de Matemática e Ciências da Natureza em escola estadual

Projeto Beleza do Universo, da Escola Irene Garrido, fez com que alunos tivessem um novo olhar sobre as disciplinas

Ação pedagógica, que conta com o engajamento de todas as turmas, trouxe um novo olhar para a Matemática e Ciências da Natureza
Ação pedagógica, que conta com o engajamento de todas as turmas, trouxe um novo olhar para a Matemática e Ciências da Natureza(Fotos: Valdir Rocha)

Texto de Ana Paula Lins
“Hoje, os alunos me dizem que desejam cursar Biologia, graças a este projeto. Isto, para mim, é gratificante”. O relato da professora Vânia Laurentino mostra a transformação que o projeto Beleza do Universo promoveu na Escola Estadual Irene Garrido, no Conjunto Dubeaux Leão, em Maceió.

A ação pedagógica, que conta com o engajamento de todas as turmas, trouxe um novo olhar para a Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e, por meio de jogos e outras dinâmicas, mostrou que estas ciências são mais presentes em nosso cotidiano do que possamos imaginar.
A ação teve início há três anos, quando a então coordenadora pedagógica e, hoje, diretora-geral Lucimar Melo compartilhou com seus colegas um questionamento que sempre escutava dos alunos na época em que lecionava Matemática.

“Eles sempre perguntavam onde e como iriam usar estes conteúdos ao longo da vida. A partir daí vi que precisava mudar minha metodologia e passei a usar experimentos e ferramentas práticas, como uma tabela de supermercado, para mostrar que a Matemática estava presente no dia a dia deles. QuaA gestora conta que, após o projeto, houve uma melhora na aprendizagem dos estudantes. “Eles perceberam que aqueles conteúdos faziam parte de sua vida e isso os estimulou mais para o estudo”, fala Lucimar. As atividades relativas ao projeto começam no início do ano letivo e têm sua culminância entre novembro e dezembro. No ano passado, 66 trabalhos foram expostos.

Interativo

Os professores Diogo Pinheiro, Sandra Maria da Silva e Vanessa Soares fazem uso de diversas ferramentas para dinamizar o ensino de Matemática e Química. Professores de Matemática, Diogo e Sandra buscam desmistificar a ideia de que a disciplina é difícil. “Utilizamos resolução de problemas e jogos para abordar conceitos matemáticos”, conta Diogo.ndo fui para a coordenação senti a necessidade de dividir esta experiência com os professores, que abraçaram a ideia. Daí nasceu o projeto, que começou com a Matemática e depois se estendeu para as Ciências da Natureza”, recorda Lucimar Melo.
“Focamos na assimilação das operações básicas, na oralidade e a participação coletiva, o que reflete positivamente em todas as disciplinas”, complementa Sandra. 

Vanessa Soares, professora de Química, também faz uso de experimentos simples em sua disciplina. “A partir de um repolho, por exemplo, eles podem aprender conceitos de ácidos e bases”, explica.

Criatividade

Praticidade e criatividade são os lemas do professor Elenito Galdino. O professor de Matemática coordena um grupo de robótica na escola e seus projetos se destacam pela facilidade de produção. No ano passado, por exemplo, ele e seus alunos construíram uma mini roda-gigante com motor de DVD, bateria de 12W, canos de PVC e palitos de madeira.

“Utilizamos itens de baixo custo, que podem ser encontrados em qualquer oficina, e criamos projetos que despertam o interesse do jovem e nos permitem aplicar diversos conceitos matemáticos. Dessa forma também motivamos o aluno, pois mostramos que, a partir de um projeto simples, podemos abordar questões complexas”, destaca.
Estudantes da 3ª série do ensino médio, Gennifer Santana e Layane Menezes integram o grupo de robótica da escola e apontam a importância dos projetos na melhoria da aprendizagem. “Todo o dia descobrimos coisas novas e saímos da rotina da sala de aula. É muito bom”, garante Gennifer. “Gosto muito da robótica; tem ajudado muito no meu desenvolvimento”, reforça Layane.

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/15275-projeto-dinamiza-ensino-de-matematica-e-ciencias-da-natureza-em-escola-estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário