domingo, 20 de dezembro de 2015

Vereador Edvaldo contesta “transparência” da gestão municipal em Delmiro Gouveia





Uma notícia veiculada durante a última semana em meio de comunicação do município de Delmiro Gouveia, onde afirmava que o site da prefeitura ocupa o segundo lugar no Estado dos portais de transparência, chamou a atenção do vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB). A matéria falava sobre alguns critérios que colocavam o portal na segunda posição, o que para o parlamentar é uma incoerência.

Segundo Edvaldo, apesar do título conferido, a Prefeitura está muito longe de ser transparente no que se refere à divulgação real dos seus dados. O vereador enfatiza que o que está no site é apenas o que exige a lei, porém, quando a gestão municipal é solicitada a mostrar o detalhamento de documentos e outras informações, não atende. “Algumas vezes enviei ofícios ao prefeito solicitando documentos e até informações para tirar dúvidas sobre alguns processos licitatórios, entre outras coisas, e nunca obtive resposta. Na verdade, estas informações que estão no site são pro forme, apenas para cumprir o que exige a lei. O fato de estarem ali no site, apenas o essencial, não garante a transparência”, falou.
Como parlamentar, Edvaldo explicou ainda que o prefeito não respeita a Câmara de Vereadores, uma vez que ele e alguns dos seus pares já solicitaram diversas informações sobre alguns processos licitatórios e passados mais de ano nunca obtiveram resposta. “O que nós assistimos todos os dias desta gestão municipal é um verdadeiro show de desmandos e controvérsias. Já solicitamos diversas informações e nunca somos atendidos. O que nós vemos são contratos e licitações mascarados,  e isso é transparência?”, indaga o vereador.

Ele ressalta ainda que muitas vezes o prefeito foi chamado à prestar esclarecimentos na Casa Legislativa e nunca compareceu. “Eu e alguns dos meus colegas já cobramos diversas vezes a presença do prefeito na Câmara e ele nunca compareceu para prestar nenhum esclarecimento daquilo que precisávamos. Quem se vangloria de transparência não deveria temer a prestação de esclarecimentos à nós e à população. Falar por meio de canais de comunicação, com textos pré-fabricados por assessoria é muito cômodo. Quero ver estar frente à frente para prestar as informações que o nosso povo realmente precisa saber”.



Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário