domingo, 20 de dezembro de 2015

Nova Santa Mônica escreve história de renovação em Alagoas

Com o número de leitos redobrado – de 26 para 52 leitos - a reforma permitiu uma ampliação, que irá dispor à população uma nova fase na saúde pública de Alagoas, pois novas unidades de saúde foram anunciadas pelo governador.



O governador Renan Filho inaugurou, nesta sexta-feira (18), a Nova Santa Mônica, maternidade escola ligada à Universidade de Ciências Médicas de Alagoas (Uncisal). A unidade hospitalar não fica nova apenas no nome, mas conta com uma recepção repaginada, salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de UCI e UTI neonatal de última geração.

Este aparato dá, definitivamente, mais dignidade àqueles que procuram atendimento médico para gestantes de alto risco. E agora, com o número de leitos redobrado – de 26 para 52 leitos - a reforma permitiu uma ampliação, que irá dispor à população uma nova fase na saúde pública de Alagoas, pois novas unidades de saúde foram anunciadas pelo governador.

“Estamos enfrentando com altivez a crise e entregando à população aquilo o que a gente pode. Antes, as obras se arrastavam por aqui, e agora, elas começam a terminar e beneficiar as pessoas, como acontece aqui na Santa Mônica. Acreditamos que agora podemos apresentar um serviço muito melhor à população”, comentou Renan Filho.


Ele acredita que agora é possível construir uma nova história também, visto que, segundo o governador, a Santa Mônica é o equipamento público mais conhecido do país pela audiência que ela já deu nos jornais de todo o Brasil. “A Santa Mônica agora pode escrever uma nova história, hoje todos podemos entrar e ver o que a Santa Mônica pode fazer de bom para Alagoas.

Para abrir as portas da saúde pública em Alagoas, o governador precisa, sobretudo, pôr para funcionar o que já existe, como aconteceu com a Santa Mônica. E assim, ele pretende regionalizar o serviço de saúde no interior, abrindo unidades de pronto atendimento; e ampliá-lo na capital, para tal, nesta solenidade, Renan Filho anunciou, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Castro, a construção da Maternidade de Risco Habitual, que será construída ao lado da Nova Santa Mônica.

“O ministro Marcelo Castro já anunciou que vai ajudar Alagoas e ele bem sabe que Alagoas tem a menor rede de assistência de saúde do país, sendo assim, precisamos avançar e só melhora com investimento”,  esclareceu Renan Filho.

Ainda dentro de seu plano de ampliação do serviço público de saúde, o Governo de Alagoas vai construir, com apoio do Ministério da Saúde, o Hospital de Clínicas, no atual Hospital Portugal Ramalho, “para dar mais resolutividade em Maceió e enfrentando o desafio de construir o Hospital Metropolitano para oferecer mais saúde para às pessoas”.

O ministro da Saúde, por sua vez, enfatizou resumidamente que disponibilizou um técnico experiente de seu plantel ministerial para cuidar de projetos para dois estados em particular, o Piauí, estado natal dele, e Alagoas. “Entregamos aqui uma maternidade de alto risco, entretanto, de altíssima qualidade e com um serviço humanizado, como pude perceber aqui. E Alagoas pode contar conosco, pois está muito bem representada”, elogiou Marcelo Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário