terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Governo de Alagoas lança Portal da Transparência

"Os problemas no âmbito público e privado só são minimizados por meio da transparência", diz governador. (Foto: Ailton Cruz)

“Não há mais como se governar sem transparência, porque ela protege o homem público”. A afirmação foi feita pelo governador Renan Filho, na manhã desta segunda-feira (7), no Palácio República dos Palmares, durante solenidade de inauguração do novo Portal da Transparência Graciliano Ramos, realizada por meio na Controladoria-Geral do Estado.

Segundo Renan Filho, se engana o gestor que acredita que ele está mais protegido se as pessoas não tiverem acesso à informação. “O quer acontece é justamente o contrário. A proteção do gestor se dá, literalmente, pela transparência das informações. O governo é muito grande, de maneira que quando as pessoas têm acesso à informação elas são, sem dúvida, os maiores fiscais e impõem limites a todos aqueles que ordenam despesas, do governador a todos os outros”, disse.

Com o novo portal, o objetivo do Estado é ir para os primeiros lugares do ranking da transparência da Controladoria-Geral da União, porque, atualmente, está numa posição ruim. Segundo ele, há vários rankings, mas em todos eles Alagoas sempre ficou muito próximo da 20ª posição.

“O novo portal vai possibilitar que o cidadão alagoano tenha um acesso mais ágil, interativo e prático na consulta, possibilitando chegar à informação que ele precisa. Só assim vamos transformar essa situação de Alagoas de ser conhecido como um Estado opaco, para um Estado transparente”, explicou.

Renan Filho frisou que, no geral, o governador é o que menos ordena despesa no Estado. “Apesar de homologar licitações, assinar contratos, termos aditivos, é ele que toma conhecimento ao final que tudo acontece, de maneira que, para mim, para os gestores, o fundamental é a transparência”.

“Nós vamos ter muito mais avanço nas políticas públicas. As pessoas vão colher os frutos da árvore que está sendo plantada a cada dia, e essa árvore se chama transparência. Os problemas no âmbito público e privado só são minimizados por meio dela. Não tem outro caminho, a não ser por meio da transparência, porque ela impõe a ética. A ética é a palavra fundamental para qualquer gestor, público ou privado”, declarou Renan Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário