quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Governador Renan Filho garante R$ 5 milhões para a Rede Acolhe


Ações fazem com que os dependentes tenham capacidade para lidar com o vício, afastando-os de ambientes de criminalidade (Foto: Paulo Rios)


O Governo de Alagoas repassou R$ 5 milhões para continuidade das ações da Rede Acolhe, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O repasse, liberado em novembro de 2015, assegura a ampliação das ações de prevenção à violência no Estado, decorrente do tráfico de drogas, até março de 2016. Os recursos para o tratamento dos dependentes químicos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Com a Rede Acolhe, que busca livrar o usuário da dependência de entorpecentes, do tráfico e vulnerabilidade atrelada ao comércio ilegal de drogas, Alagoas se aproxima da marca de 20 mil dependentes químicos atendidos pelo Governo de Alagoas, entre 2010 e 2015. 

A meta do governador Renan Filho é ampliar a atuação da Rede Acolhe que trabalha com 32 comunidades acolhedoras. Ao longo desses cinco anos, foram mais de 32 mil atendimentos provenientes do call center - 0800 280 9390 - e das ações do programa Anjos da Paz, com busca ativa de dependentes químicos.

Após a identificação dos usuários com perfil, psicólogos e assistentes sociais fazem o monitoramento por meio de um sistema biométrico. Os profissionais acompanham os acolhidos com relatórios que traduzem todo o processo comportamental do dependente.

O projeto pioneiro de acolhimento aos dependentes químicos realizado pela Rede Acolhe tem chamado atenção de todo o Brasil. Somente em 2015, gestores de estados como Ceará e Rondônia visitaram Alagoas para ver de perto como funciona o trabalho que vem fazendo a diferença quando o assunto é assistência a usuários de drogas.

As ações implementadas fazem com que os dependentes tenham capacidade para lidar com o vício, afastando-os de ambientes de criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário