domingo, 20 de dezembro de 2015

Criatividade e sustentabilidade marcam projetos da Feira de Ciências do Estado

Entre os projetos, está o da lixeira recompensadora, que funciona como um caça-níquel, onde quem deposita uma latinha de refrigerante é recompensado com um confeito (Foto:Valdir Rocha)


Criatividade ilimitada e soluções para combater as agressões ao meio ambiente foram as marcas do projetos científicos apresentados pelos estudantes da rede estadual durante a terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) nessa sexta-feira (11). O evento, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aconteceu no estacionamento do Maceió Shopping e contou com a participação de 40 trabalhos de todas as Gerências Regionais de Educação (Geres).

A busca por soluções sustentáveis para os problemas do cotidiano marcaram a temática da feira. A Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, apresentou experimento que acelera a degradação de sacolas plásticas.
Normalmente, estes itens levam de 100 a 400 anos para se decomporem, mas os estudantes Cristiano da Silva Pereira e Fernanda da Rocha, autores da pesquisa, afirmam terem encontrado indícios de que esse processo pode ser reduzido para meses. “Para encontrarmos este resultado, utilizamos um fungo presente em fermentos de massa de pão e pizzas, terra e água”, explicou Cristiano.

Água limpa 

Já as escolas Misael Gonçalves, da Barra de São Miguel e José Sena Dias, de Piranhas, apresentaram soluções de baixo custo para o tratamento das impurezas da água. Na unidade litorânea, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) montaram uma mini estação de tratamento de água poluída e da chuva, enquanto a escola sertaneja levou para a feira um destilador que trata água de cisternas a partir da luz solar: quando o sol bate na lona plástica, a água evapora e as impurezas ficam na parte mais baixa do recipiente. As gotas oriundas do vapor ficam presas à lona e descem por uma calha já purificadas.
“Para cada metro cúbico, geramos 2,5 litros ao dia de água. E o melhor é que fazemos isso com uma temperatura de 35 a 36°C, o que é comum em nossa região. Nossa ideia é levarmos essa técnica para as comunidades rurais do município”, contou o professor orientador do projeto da Escola José Sena Dias, Péricles de Carvalho.

Criatividade e empreendedorismo

As unidades também apresentaram soluções criativas para incentivar a coleta seletiva e impedir queda de energia em semáforos. Na Escola Marques da Silva, do município de Belém, os estudantes Noel da Silva e Abinadab de Souza criaram a “trash sweet”, protótipo de “lixeira recompensadora” que funciona como um caça-níquel, onde o transeunte ganha uma bala toda vez que deposita uma lata de refrigerante no recipiente.

Já a Escola Fernandina Malta, de Rio Largo, expôs projeto sobre usinas de semáforos à base de energia eólica. Por ter o vento como fonte geradora de energia, a tecnologia propicia que semáforos funcionem mesmo durante um apagão, evitando acidentes.
“Em Alagoas, temos ventos que variam de 19,6 a 25,2 km/h, o que atestam nosso grande potencial para a implantação dessa tecnologia. Na capital, por exemplo, estimamos que 38 destas usinas eólicas poderiam manter todos os semáforos”, disse o professor Cássio Fagundes, orientador da pesquisa.

A Feceal também foi uma oportunidade para incentivar o espírito empreendedor dos estudantes. Na ocasião, estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcos Antônio, do Benedito Bentes, apresentaram para degustação o iogurte desenvolvido a partir das aulas do curso técnico de análises químicas.
“Produzimos um iogurte sabor goiaba, algo que é difícil de encontrar no mercado. Criamos uma empresa e um colega nosso elaborou o design da embalagem. As primeiras amostras foram testadas, provadas e aprovadas pelos nossos colegas e professores. Ou seja, tudo aconteceu dentro da própria escola”, explicou o estudante Leandro Barbosa.

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/12/criatividade-e-sustentabilidade-marcam-projetos-da-feira-de-ciencias-do-estado-de-alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário