quarta-feira, 27 de julho de 2016

Semarh contempla três mil alagoanos com acesso à água no Sertão

Secretário aponta ainda que os programas hídricos que estão em pleno desenvolvimento terão continuidade para seguir contemplando quem mais precisa
Secretário aponta ainda que os programas hídricos que estão em pleno desenvolvimento terão continuidade para seguir contemplando quem mais precisaAscom/Semarh

Moradores vislumbram novas possibilidades ao serem contemplados com investimentos em recursos hídricos

Texto de Nigel Santana
Mais de três mil alagoanos estão contemplados com água de qualidade e apta ao consumo humano na região do médio Sertão em Alagoas. As entregas de obras hídricas foram constatadas durante os dois dias de Governo Presente na sexta-feira (22) e sábado (23) que compreendeu dez cidades.


Em dois dias de trabalho sério e integrado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou três sistemas de abastecimento simplificado de água, entregou duas nascentes revitalizadas, além de ampliar o acesso à água por meio do Programa de Perfuração de Poços.


Com as entregas, o Governo de Alagoas segue com a meta arrojada de incentivar à população a conviver com a seca, porém, com condições plenas em infraestrutura hídrica. Quem convivia com a escassez de água, agora vivencia uma realidade distante de outrora.


“A população que reside aqui no Poço Dantas, em Santana do Ipanema, é muito sofrida. Passamos muitos anos sem conseguir água boa, principalmente no verão. Era necessário seguir com carro de boi para buscar água e cozinhar. A nossa realidade agora tende a mudar através de um poço perfurado em nossa comunidade”, ressalta a dona de casa Maria Francisca Melo, de 69 anos.


Outra contemplada com água própria ao consumo é a dona de casa Maria Teixeira. Ela enaltece a coragem do Governo de Alagoas em não investir apenas nas regiões centrais das cidades. Moradora do Povoado Óleo, em Santana do Ipanema, dona Maria vai receber um líquido tão precioso na porta de sua casa, por meio de um sistema e abastecimento simplificado que vai beneficiar mais de 200 famílias na comunidade.


“Morar em um local distante, a exemplo das famílias que residem no Povoado Óleo, não representa mais o esquecimento. Temos agora um sistema de abastecimento que vai transformar a nossa realidade. Sempre fomos castigados com a falta de água durante anos e precisamos cuidar para manter este acesso tão relevante. Todos que moram aqui estão contemplados. Não estaremos a esperar mais o carro-pipa”, declarou a moradora.


Ainda no mesmo povoado, o agricultor Manoel Vanderlei Gomes, de 42 anos, recorda que para ter água, existia a necessidade de aguardar o inverno.


“As famílias aqui no Óleo eram beneficiadas apenas com água da chuva, entretanto, com a estiagem, a nossa situação piorou. Passamos sede e vivenciamos momentos ruins. Com a chegada desse sistema de abastecimento, a população pode ver que todo o esforço do governo não era promessa e sim realidade. Podemos comemorar porque temos água em abundancia”, comemora Manoel Vanderlei, também conhecido como Devá do Óleo.


Além das comunidades do Poço Dantas e Povoado Óleo em Santana do Ipanema, houve entrega de sistemas de abastecimento em Pedra da Bola, em Poço das Trincheiras e Sítio Furnas, em São José da Tapera.


Continuidade

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, ampliar e até promover o acesso à água para as comunidades pela primeira vez foi gratificante.


“Superamos mais uma etapa e entregamos três sistemas e duas nascentes. São mais de três mil pessoas com água, principalmente em uma região que necessita tanto deste líquido essencial para seu desenvolvimento. Seguiremos com este trabalho sério e dedicado”, garante o secretário.


Alexandre aponta ainda que os programas hídricos que estão em pleno desenvolvimento terão continuidade para seguir contemplando quem mais precisa de água. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário