domingo, 10 de julho de 2016

PGE inicia reuniões de implantação de modelo de qualidade na gestão pública


ISO 9001:2008 será uma ferramenta de qualidade no aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e também o cidadão
ISO 9001:2008 será uma ferramenta de qualidade no aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e também o cidadãoDivulgação
Sistema gera uma ferramenta de aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e o cidadão
 Texto de Alexandre Lino
Procuradores e servidores assistiram, nesta sexta-feira (8), a primeira apresentação para implantação do modelo de Gestão da Qualidade da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), baseado na NBR 9001:2008 e nos critérios de excelência do MEG – Modelo de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 Com isso, devem ser utilizados métodos para controlar o fluxo de processos, evitando o desperdício e o retrabalho. Essa iniciativa já foi iniciada em outros órgãos e secretarias, inclusive com a formatura de auditores, que agora podem atestar o funcionamento correto dos controles internos, bem como a eficiência e eficácia do sistema em seus locais de trabalho.

 A superintendente de Gestão da Qualidade, Adriana Maia, explicou o passo a passo da organização, defendendo a necessidade de planejamento e desenvolvimento de processos necessários para a realização de um produto com qualidade. Segundo ela, o sistema de qualidade é fundamentado em um processo de melhoria contínua e ininterrupta.

 “Para que isso aconteça, mesmo a PGE, que já conta com um bom fluxo de organização, precisa desenvolver métodos e ferramentas focadas para o gerenciamento da gestão”, explicou a superintendente, após fazer um resgate histórico de como se dá a construção desses processos na história humana.

 Ao lado de diretores da PGE, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, lembrou que a implantação desse tipo de organização visa o futuro da instituição, especialmente a médio e longo prazo.

 Para ele, a ISO 9001:2008 será uma ferramenta de qualidade no aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e também o cidadão. “Essa melhoria vai refletir no funcionamento de toda instituição e do ambiente de trabalho”, afirmou, apresentando a equipe do comitê gestor que, em seguida, participará das capacitações, inclusive, da que acontecerá no dia 25 de julho, com integrantes de outras instituições.

 De acordo com Adriana Maia, a meta do governo é criar uma gestão eficaz que beneficie não só o Estado, mas todo o povo alagoano, no sentido de surgimento de uma nova Alagoas.

 “O sucesso de uma organização depende de seu sistema de gestão da qualidade. E é justamente por este motivo que outros órgãos também precisam se adequar ao modelo. A otimização de processos e a melhora contínua já fazem parte dos princípios da Seplag e tem tudo para fazer parte do dia a dia da PGE, pois vocês são muito organizados”, analisou.





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