quarta-feira, 13 de julho de 2016

Secretário de Turismo define ações para a região do São Francisco

Secretário ouviu as sugestões de guias, moradores e empresários do trade turístico local
Secretário ouviu as sugestões de guias, moradores e empresários do trade turístico localFotos: Adailson Calheiros/ Neno Canuto/ Itawi Albuquerque
Novas placas de sinalização turística serão colocadas nas rodovias nos próximos 30 dias
 Texto de Cecília Tavares
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, esteve, na última terça-feira (12), em um encontro com associações e secretários municipais de turismo da região Caminhos do São Francisco, para discutir melhorias e soluções para o turismo da região.

Durante a reunião, foram apresentadas as novas placas de sinalização da rodovia, feitas pela Sedetur, que facilitam a chegada do turista à região. Num total de 15 placas, o Caminho começará a ser indicado a partir do município de São Miguel. Além disso, entrou em pauta a capacitação da mão de obra local.

“O que devemos perceber, em primeiro lugar, é uma mudança de postura do Governo do Estado em relação ao Turismo. A nossa política hoje é regionalizar o turismo – Alagoas é muito mais que Sol e Mar. O Estado tem uma riqueza cultural imensa, produtos turísticos únicos. A região Caminhos do São Francisco é, sem dúvidas, uma das mais promissoras para o Turismo de Alagoas”, afirmou Helder Lima.

 O secretário ouviu as sugestões de guias, moradores e empresários do trade turístico local e falou da necessidade de estruturar melhor o destino, com a chegada de um hotel âncora, que tenha força para trazer outros investimentos, além da criação de um voo entre Maceió e Paulo Afonso, que já está sendo articulado pela Sedetur, para aumentar o fluxo de turistas para a região.

 “Queremos entregar ao turista uma experiência única, para que ele possa diferenciar Alagoas de qualquer destino do Nordeste”, completou.


Caminhos do São Francisco

A região do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco abriga 12 municípios alagoanos, do cânion à foz, e recebe mais de 1 milhão de pessoas todos os anos, segundo empresários do turismo local.

 Manoel Foguete, empresário natural de Aracaju, começou a trabalhar com turismo na região há 20 anos, com um catamarã que transportava 60 pessoas. Hoje, Foguete transporta 170 mil pessoas por ano em seus barcos, lanchas rápidas e helicópteros.

 “Escutamos o turista. Soubemos ouvir as suas necessidades e, dessa forma, conseguimos melhorar o nosso trabalho e fazer um turismo de qualidade”, disse Manoel que acredita haver, pelo menos, mais 30 novos produtos turísticos a serem formatados na região.

 A Sedetur fechou, ainda, uma parceria com o Parque Shopping e fará,  no próximo mês, uma exposição sobre a região Caminhos do São Francisco em diversos shoppings da rede.


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