terça-feira, 18 de agosto de 2015

Comitê antecipa ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas

Sementes já estão nas mãos dos pequenos agricultores. (Foto: Marcio Ferreira)


As medidas de prevenção aos efeitos da estiagem nos municípios do Semiárido alagoano foram o foco da primeira reunião ordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada nesta terça-feira (18), na sede da Defesa Civil Estadual, no Centro de Maceió.

O colegiado é formado por 13 integrantes e tem a função de articular as esferas de poder municipal, estadual e federal no sentido de minimizar os prejuízos, além de acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação de assistência às populações das áreas atingidas pela seca.

A necessidade de antecipação das ações foi destacada pelo presidente do comitê, o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Pereira de Melo.

“A seca vai chegar e nós sabemos disso. Vamos elaborar os estudos e antecipar os fatos para oferecer condições para que o sertanejo possa conviver com a estiagem em condições dignas”, disse Melo.

Na reunião desta terça, os integrantes do comitê apresentaram as ações de combate à seca que já vem sendo executadas pelos órgãos que representam.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, levou ao conhecimento do grupo algumas reivindicações feitas por agricultores do Semiárido, bem como algumas medidas desenvolvidas pela pasta.

“Já estamos recebendo solicitações das cooperativas e associações para envio de cana ou bagaço de cana para alimentação dos animais. Essa é uma questão que preocupa o agricultor familiar, principalmente os pequenos produtores de leite, que dependem do seu pequeno rebanho para sobreviver. A perda de animais no período da estiagem é o que mais compromete a renda desses produtores”, alertou o secretário.

Por outro lado, Álvaro Vasconcelos lembrou que já foi feita a distribuição de sementes e em virtude disso está sendo aguardada uma safra de milho três vezes maior do que 2014.

“Isso vai ajudar muito o homem do Semiárido. Este é o momento de nos precavermos, de tomarmos as precauções necessárias para evitar prejuízos maiores. Queremos nos articular com a Defesa Civil, a Conab e os demais órgãos do Comitê para concentramos esforços”, concluiu Vasconcelos.

Além da Defesa Civil e da Secretaria da Agricultura, integram o Comitê representantes das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Infraestrutura (Seinfra), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) Conab, Fetag-AL, Ministério de Minas e Energia, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Codevasf.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário