terça-feira, 19 de maio de 2015

Alunos da rede pública terão acesso gratuito à tecnologia da Microsoft





Um dos principais desafios do país, e não diferentemente de Alagoas, está na superação das altas taxas de desemprego. A média nacional é de 8%, mas entre os jovens o índice sobe para 17%. Ciente do quadro, o governador Renan Filho assinou, nesta terça-feira (19), uma parceria com a Microsoft, que garantirá aos estudantes da rede estadual acesso gratuito a programas e à capacitação voltados a empregabilidade.   

Hoje, mais de 90% das empresas fazem uso do pacote idealizado por Bill Gates, proprietário da Microsoft. O conhecimento sobre os softwares é um diferencial no mercado de trabalho, principalmente no início da carreira. O chefe do Executivo reconheceu a importância da parceria com a marca de informática.  

“Com este acordo, a Microsoft permite que os estudantes se conectem a novas tecnologias, estejam mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Esse é um passo importante na formação dos nossos jovens”, avaliou o governador.

A capacitação vai além dos alunos do ensino público estadual. “Habilitaremos todo o corpo de professores da rede e, posteriormente, disponibilizaremos as tecnologias que hoje são usadas na maior parte das empresas para professores, servidores administrativos e alunos”, declarou Antonio Moraes, diretor de educação da Microsoft no Brasil.

A finalidade é trazer a tecnologia para o dia a dia da escola. E o interesse pela ferramenta já aparece. “Temos mais de mil inscritos no YouthSpark, plataforma online que permite aos jovens idealizarem seus potenciais. A Microsoft deve ampliar o número de bolsas para mais 5 mil”, adiantou o secretário de Estado do Trabalho, Rafael Brito.

O gestor da pasta do Traballho trouxe um caso concreto sobre a necessidade de capacitação em Alagoas. “Por semana, oferecemos a um call center de Maceió 400 currículos para as vagas disponíveis. Do total enviado, entre 100 a 150 são reprovados justamente na prova de informática. E a prova é básica”, apontou Brito.

O secretário da Educação e vice-governador do Estado, Luciano Barbosa, observou o desafio para o ensino. “Não podemos trabalhar hoje com uma escola desconectada. Mas a inclusão de tecnologia é muito difícil porque demanda recursos e capacidade mínima para que as pessoas possam se apropriar da tecnologia”, averiguou.

Em seguida, Luciano Barbosa apontou: “Temos a necessidade de formação dos nossos quadros para que possamos melhorar o desempenho das nossas escolas. É primordial que saibamos usar as ferramentas que possuímos e adotar novas propostas, unindo professor e aluno”.

A assinatura da parceria entre governo e Microsoft foi realizada no Palácio República dos Palmares.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário