quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Frederico Pernambucano de Melo encerra programação do Centenário de Morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia

ASCOM PMDG

A programação do Centenário de Morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi encerrada pelo historiador Frederico Pernambucano de Melo, contando sobre a vida e morte de Delmiro Gouveia, na noite dessa terça-feira (10).

A solenidade foi organizada pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão), e faz parte do Bicentenário de Alagoas.

Durante a programação foi o lançamento do livro Fábrica da Pedra: 100 anos, escrito por José Souza Irmão, conhecido por Zeca Queiroz, o Coro Sertão, formado por alunos da Coral da UFAL Campus do Sertão, realizou uma brilhante apresentação, e encerrando a noite a palestra sobre a vida e morte de Delmiro Gouveia, com o historiador Frederico Pernambucano de Mello.

O evento aconteceu na Escola Estadual Delmiro Gouveia, e contou com a presença de estudantes, professores, empresários, do vereador Enoque Batista, do vereador por Água Branca, Cargilson, secretários do município, o diretor da Ufal campus do Sertão Aguinaldo, e o secretário de cultura e turismo da cidade de Piranhas, Jairo Luiz.

Em mensagem de vídeo enviada na noite de ontem, o prefeito Padre Eraldo que estava em viagem a Brasília destacou a luta incansável para garantir dias melhores ao povo delmirense: “Neste dia 10, dia em que lembramos o assassinato do nosso pioneiro, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, devemos refletir e lembrar dos seus grandes feitos em prol da nossa gente. Gostaria muito de estar com todos vocês, mas infelizmente, o momento difícil em que enfrenta nosso município não permite, estou visitando os gabinetes dos deputados e senadores em busca de recursos para colocar nosso município nos trilhos no próximo ano”.

O Governador de Alagoas Renan Filho enviou mensagem parabenizando o evento e ressaltando a importância do Pioneiro Delmiro Gouveia.

O diretor de cultura Giuliano Ribeiro finalizou o evento agradecendo a presença de todos: “Graças a Deus as homenagens pela passagem do Centenário de morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e do Bicentenário de Alagoas foram compridas. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente ajudaram neste momento tão significativo e importante para a nossa cultura e nossa história”.

ASCOM PMDG

2 comentários:

  1. Acabo de publicar uma biografia de Delmiro Gouveia ['Delmiro Gouveia: biografia de um pioneiro'] pela Editora Ideia em João Pessoa. William Edmundson, 25 de agosto de 2018. Posso dar maiores informações através do meu email Agradeceria sua ajuda para divulgar este trabalho.

    ResponderExcluir
  2. http://www.ideiaeditora.com.br/loja/biografia/delmiro-gouveia-biografia-de-um-pioneiro-william-edmundson/

    ResponderExcluir