terça-feira, 17 de outubro de 2017

Enfermeiros solicitam apoio ao Legislativo delmirense contra medida do CFM




Foto Renato Nunes
Um grupo de enfermeiros esteve reunido com o presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), solicitando apoio do Legislativo contra medida do Conselho Federal de Medicina (CFM). A decisão proíbe enfermeiros de revalidar receitas médicas e de requisitar consultas e exames.


A comitiva, composta de cinco profissionais de enfermagem do município, pediu ao presidente que os parlamentares juntem-se à luta da categoria, que está sendo realizada em todo o país. Os enfermeiros solicitaram a assinatura dos vereadores em documento que será elaborado, bem como participação nas manifestações que estão sendo planejadas para chamar a atenção da população para o problema.


A liminar foi concedida pelo juiz da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Renato Borelli, e afeta consideravelmente o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o Ministério da Saúde autoriza que enfermeiros da atenção básica realizem essas tarefas, especialmente nas equipes do Programa da Saúde da Família.


Segundo a enfermeira Andrea Lisboa, se houver a suspensão dos procedimentos pelos enfermeiros, a população sofrerá com a demora no atendimento, já que a demanda para os médicos ficará ainda maior, acarretando na lentidão do serviço prestado. “Com a decisão, a tendência é a de que haja um aumento da demanda e, consequentemente, de espera para a realização de alguns procedimentos”, frisou.


Diante da colocação dos enfermeiros, o presidente posicionou-se favorável na solicitação da classe. “Estaremos juntos para que possamos assinar o documento e assim apoiar essa causa”, frisou Kel. Andréa esteve acompanhada dos seus colegas Wanderson Santos, Mônica Cruz, Ana Clara e Rafaele Benício. 
ASCOM CMDG

Nenhum comentário:

Postar um comentário