quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Lançado selo comemorativo dos 200 anos de Alagoas

Selo e o carimbo personalizados em homenagem aos 200 anos de Alagoas, celebrado no dia 16 de setembro
Selo e o carimbo personalizados em homenagem aos 200 anos de Alagoas, celebrado no dia 16 de setembro Fotos: Marcio Ferreira

 

 

Solenidade foi realizada no Museu Palácio Floriano Peixoto 

Texto de Severino Carvalho
O Governo do Estado e o Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, lançaram, na manhã desta quarta-feira (20), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), o selo e o carimbo personalizados em homenagem aos 200 anos de Alagoas, celebrado no dia 16 de setembro. As peças filatélicas trazem impresso o quadro (óleo sobre tela) que retrata a emancipação política do Estado, de autoria do arquiteto alagoano Pierre Chalita (1930 / 2010).

“Pierre Chalita é um dos gênios alagoanos. Essa obra específica está estampada no selo porque é a única representação do ato de nossa emancipação. O selo comemorativo é mais uma marca do Bicentenário de Alagoas”, destacou o governador Renan Filho, presente à solenidade.
 Marcio Ferreira
O quadro de 2 m x 1,5 m encontra-se afixado na parede do tradicional Salão de Despachos do Mupa, em destaque, por trás e acima da cadeira do governador, que encabeça a grande mesa de reuniões. O superintendente do Correios em Alagoas, Edmilson Bezerra, informa que, nesse primeiro lote, o selo será usado em documentos oficiais do Governo do Estado.
 Marcio Ferreira
“Mas nada impede que os colecionadores procurem os nossos assistentes comerciais para adquirir esses exemplares. Para nós dos Correios é um momento ímpar participar das comemorações pelos 200 anos de Alagoas. É algo muito significativo”, afirmou Bezerra.

Emocionada, a viúva Solange Chalita revelou que o marido era um colecionador de selos e que aprendia muito mais sobre história universal e da arte justamente por meio da filatelia.
 Marcio Ferreira
“Eu tenho certeza que ele está felicíssimo porque uma das coisas que mais amava era a filatelia. Começou a colecionar selos com seis anos de idade, juntando exemplares que vinham do Líbano, pois o pai era libanês. A imagem sempre foi uma coisa muito importante para ele, então, se deliciava e aprendia história universal e das artes através dos selos”, contou Solange Chalita.

O governador assinou o livro de ouro dos Correios e fez a primeira obliteração do selo (aplicação do carimbo sobre a peça), seguido por Solange Chalita e pela primeira-dama, Renata Calheiros. Prestigiaram a solenidade, os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Régis Cavalcante; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; da Cultura, Melina Freitas; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima; do Gabinete Civil, Fábio Farias; além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; do procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, do defensor público geral, Ricardo Melro, dentre outras autoridades.

Agência Alagoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário