segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Transporte Sanitário Estadual qualifica transferência de pacientes do SUS


Serviço Estadual de Transporte Sanitário já atendeu 336 pessoas em apenas um mês
Serviço Estadual de Transporte Sanitário já atendeu 336 pessoas em apenas um mêsCarla Cleto
Serviço criado há um mês pela Sesau já atendeu mais de 330 pacientes internados em hospitais
 Texto de Mônica Lima
Nos últimos meses, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem viabilizado uma série de ações para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, a implantação do Serviço Estadual de Transporte Sanitário (Sets), que já atendeu 336 pessoas em apenas um mês, qualificando a transferência de pacientes entre hospitais públicos e conveniados.

O Sets marca um novo momento na saúde em Alagoas, conforme destaca a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska. “Estamos investindo em melhorias na saúde de um modo geral, iniciando obras de equipamentos que vão oferecer um serviço de qualidade para os usuários do SUS, em Maceió e no Interior, além de implantar serviços importantes, como o de transporte sanitário, que tem melhorado a transferência dos pacientes do HGE (Hospital Geral do Estado) para as unidades de retaguarda”, frisou a gestora da Saúde estadual.

 Desde o início deste mês, quando o Sets foi implantado, ocorreram, em média, 11 transferências diárias, principalmente do HGE para os hospitais que possuem leitos de retaguarda. As transferências ocorreram sob o monitoramento do Complexo Regulador Estadual, órgão vinculado à Superintendência de Regulação e Auditoria (Suraud), e já no primeiro dia foram registradas dez transferências. A primeira pessoa beneficiada com o serviço foi Jeane da Silva, que foi transferida do HGE para o Hospital Paulo Neto.

 Para ter acesso ao serviço, o Hospital Geral do Estado encaminha uma planilha com os nomes dos pacientes que serão transferidos, por e-mail ou pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). De posse desses dados, são liberadas ambulâncias para essas unidades hospitalares, visando realizar o transporte dos pacientes, de forma ágil, qualificada e humanizada.


Estrutura – Para isso, a Sesau disponibilizou uma equipe com profissionais, sendo oito condutores e oito técnicos de Enfermagem, que trabalham em dupla por ambulância. O Sets funciona das 7h às 19h.


“Com mais este serviço pioneiro, nossa gestão mostra que está trabalhando para a construção de uma nova Alagoas, apostando na melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos nos hospitais públicos. Esta ação contribui também para desafogar a maior unidade hospitalar do Estado, que é referência em urgência e emergência”, evidenciou Rozangela Wyszomirska.




Nenhum comentário:

Postar um comentário