terça-feira, 15 de setembro de 2015

Desfile da emancipação terá homenagem aos 200 anos de Maceió

Escolas se dedicaram aos ensaios e prometem levar para o desfile da emancipação uma aula de história e cultura (Fotos: Valdir Rocha)

O desfile cívico escolar dos 198 anos da emancipação de Alagoas terá um momento especial para os maceioenses: duas unidades da rede estadual, as escolas Aurelina Palmeira e Benedita de Castro, farão uma homenagem aos 200 anos da capital alagoana, os quais serão comemorados no dia 5 de dezembro.

A Escola Estadual Aurelina Palmeira, localizada no bairro do Vergel do Lago, estará à frente do pelotão da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) e prestará uma homenagem a Maceió antiga, falando da sua origem, seus primeiros habitantes, escolas e pontos turísticos, a exemplo do Gogó da Ema.

“O tema nos foi passado pela Secretaria de Educação e toda a comunidade escolar, incluindo ex-alunos se envolveu na concepção do desfile”, conta a diretora Sheyla Giló, que acompanhou o ensaio da escola no Estádio Rei Pelé na tarde desta segunda-feira, 14. O gerente da 1ª Gere, Roberval Ferreira, destaca o empenho da unidade para a apresentação. “Todos se dedicaram bastante e teremos uma aula de história e cultura sobre Maceió”, promete.


A estudante Jullyara Adlla, 14 anos, é uma das alunas que participará do desfile. A jovem de longos cabelos ondulados personificará um ícone maceionse, a Sereia Pratagy, escultura que representa um dos principais cartões postais do Litoral Norte alagoano.
Desfilando pela primeira vez, Jullyara não esconde a ansiedade e diz que a escola ensaia desde o mês passado para o evento. “Vai ser um desfile emocionante. Na minha família, todos estão muito orgulhosos, principalmente minha mãe”, diz.


Folguedos

Já a Escola Benedita de Castro, localizada no Tabuleiro do Martins, fará uma abordagem diferente. Seu enfoque serão as personagens ilustres da cultura alagoana, seus folguedos e figuras típicas, a exemplo das tapioqueiras da orla maceioense e as rendeiras do bairro do Pontal.

A gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, conta que a escola começou a trabalhar a temática desde o início do ano, antes mesmo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sugeri-lo para o desfile. “Por meio do desfile, eles promoverão um resgate cultural e também a valorização de personagens típicas de nossa capital”, destaca.

Bandeiras

Durante o desfile, a 13ª Gere também será representada pelas fanfarras das escolas estaduais Geraldo Melo e Rubens Canuto e pelos alunos da Escola Moreira e Silva, do Cepa, que irão compor o pelotão das bandeiras dos 102 municípios alagoanos.

Lázaro Henrique, 17 anos, vai desfilar pela segunda vez no pelotão portando a bandeira de Alagoas. Para ele, participar do evento é uma emoção indescritível. “Não tem como expressar em palavras a honra que sentimos ao representar o nosso estado”, afirma.

A colega Mickaelle Gabriela, 16 anos, é iniciante no evento e também conta as horas para a apresentação. “ Será uma experiência única e diferente para mim”, fala a jovem.

O evento

O desfile dos 198 anos de emancipação política de Alagoas começa às 15h desta quarta-feira (16) no Estádio Rei Pelé. Ao todo, 3 mil estudantes de 36 escolas se apresentarão para um público de cerca de 20 mil pessoas em 24 pelotões, cada um acompanhado por uma banda fanfarra.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário