segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Alagoas aposta no produtor local para diversificação da matriz econômica

Cadeia produtiva da mandioca vem ganhando força em Alagoas, diz governador. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

A cadeia produtiva de alimentos intensifica sua participação na economia alagoana, garantindo mais dinamismo e geração de emprego e renda para os produtores rurais. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, em entrevista ao programa Alagoas Rural, da TV Pajuçara, no último domingo (27).

“Estamos trabalhando duramente para intensificar a capacidade competitiva de Alagoas em relação aos outros estados. A chegada do Grupo Ferraz, através do abatedouro de aves, é fundamental para a articulação e o fortalecimento da avicultura na região”, destaca o governador. “Apenas com essa indústria vamos conseguir dobrar a produção da proteína animal no Estado, passando de 8 mil para 800 mil abates de frangos por mês. Vamos produzir para o nosso próprio consumo e posteriormente vender para outros locais", avaliou o gestor estadual.

O decreto que isenta o pagamento do ICMS a toda cadeia produtiva de aves foi outro destaque apontado por Renan Filho, enquanto principal vertente para diversificação da matriz econômica em Alagoas. Inicialmente concedida aos produtores de leite e agora aos produtos resultantes do abate de ave no Estado, a medida de isenção deverá também englobar a cadeia produtiva de carne, em especial, o segmento bovino.

“Alagoas passa por uma grande mudança de postura. Estamos apostando cada vez mais no produtor local e, sobretudo, na capacidade de cada região em atrair novos empreendimentos. É dessa maneira que vamos continuar atuando para fortalecer o nosso produto no mercado interno e ao mesmo tempo ganhar competitividade em outras locais”, afirmou o governador.

No que diz respeito aos projetos voltados para a cadeia produtiva da mandioca, o segmento vem ganhando força no âmbito local, enquanto um dos setores que, atualmente, mais gera emprego no campo em Alagoas. Já no âmbito nacional, a oferta de produtos com grande utilidade no mercado, como a fácula e a goma para a tapioca, garante o desenvolvimento da cadeia para outras regiões.

Para potencializar o poder competitivo também no cenário internacional, Renan Filho revelou durante a entrevista, que o Governo de Alagoas já está estudando modelos de diferenciais competitivos de outros grandes produtores do país, como o Estado do Paraná.

“O nosso objetivo é elevar não apenas a capacidade de mercado da cadeia da mandioca, mas fortalecer os diferentes segmentos das cadeias produtivas presentes no Estado”, completou Renan Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário