quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Em um ano de funcionamento, Hospital Regional da Mata fortalece regionalização da saúde pública em Alagoas


 

 Pollyana dos Anjos

O Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, que completou um ano de funcionamento este mês, vem fortalecendo a regionalização da saúde pública e a assistência ao alagoano. A unidade, porta aberta para urgência e emergência, atendeu cerca de 50 mil pessoas em 12 meses. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, participaram da solenidade em comemoração ao primeiro ano do hospital, que hoje é referência para a região da Zona da Mata.

Com capacidade para atender 11 municípios – uma população de cerca de 265 mil pessoas –, o hospital foi erguido a partir da integração de esforços do Estado com o município, segundo o governador. “Não há política pública de saúde sem apoio dos municípios”, frisou.

A unidade é parte do maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas. Mas nem sempre foi assim, lembrou Renan Filho: “A Alagoas do passado, das gestões do passado, dos políticos do passado, das pessoas que trabalhavam no serviço público do passado, viveu muita dificuldade. Hoje, a gente tem um parque de saúde pública que conseguiu, por exemplo, atender todo mundo na pandemia sem colapsar, e conseguimos, ainda, ser o terceiro estado do Brasil com menor número de mortes por habitantes mesmo sendo um estado mais pobre do que a média nacional”.

A construção de um hospital vai além da edificação, conforme explicou o secretário da Saúde, Alexandre Ayres. “Diferente de fazer uma escola, de fazer uma estrada, fazer um hospital não é só construir um prédio. Fazer um hospital é construir uma estrutura, e, principalmente, ocupar essa estrutura com pessoas dedicadas, pessoas que olhem para o cidadão como se fosse seu familiar. Esse é o maior exemplo que eu tenho da palavra orgulho, quando eu falo do Hospital Regional da Mata. Vocês, em um ano, viraram referência na saúde pública de Alagoas”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário