segunda-feira, 2 de março de 2020

Projeto Sacola Viajante estimula a leitura entre alunos do 1º ao 5º ano do fundamental

iniciativa é da Escola Estadual Marcelo Resende e acontece uma vez por semana


Projeto incentiva a leitura entre as turmas do ensino fundamental
Projeto incentiva a leitura entre as turmas do ensino fundamental Valdir Rocha

 
Texto de Karyne Gomes

A leitura abre uma janela para as habilidades linguísticas, de memória e de conhecimento. Pensando nisso, para estimular esta prática com alunos do ensino fundamental (1° ao 5° anos) das turmas da manhã e da tarde, a Escola Estadual Marcelo Resende, localizada no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, criou o projeto Sacola Viajante com o intuito de fomentar a prática da leitura e da escrita. A unidade, por sinal, é uma das escolas que participará do programa Criança Alfabetizada, onde Estado e Municípios unirão forças para alfabetizar 80 mil crianças alagoanas na idade certa – até os 7 anos de idade.
A cada semana são distribuídos para os 258 alunos que estudam na instituição livros de histórias, de contos de fadas e de lendas para que eles aprendam a interpretar, a relatar e a narrar os acontecimentos. Já na data final de cada mês, os professores se reúnem no pátio da unidade para apresentar as peças teatrais e musicais. Além do mais, durante a apresentação, os professores acrescentam belos cenários para aumentar a concentração e atenção da criançada. 
“Este projeto é importante porque possui uma série de atividades que podem ser utilizadas para trabalhar dificuldades na aprendizagem dos alunos. O resultado está sendo surpreendente. Na semana, quando acontece algum imprevisto, os alunos cobram. É bom ver o engajamento deles e dos professores que sempre capricham nas produções,” explica a diretora Rosana Maria Lima Santos. 
Projeto Sacola Viajante, que estimula a leitura entre os alunos do 1º ao 5º, acontece uma vez por semana (Valdir Rocha)


Incentivo à leitura – A professora Iranilde Soares Santos, que leciona para as turmas do 1° ano do ensino fundamental, ressalta a importância da produção das sacolas. “As crianças, quando viram as ‘Sacolas’ coloridas, ficaram encantadas.  Nós, professores, fazemos com que a produção seja atrativa para que os alunos possam se interessar pelo conteúdo do livro e apresentar posteriormente”, revela.                             
A aluna Nicole Amara, do 4° ano do ensino fundamental, disse que, desde o início, participa do projeto. “Gosto muito dessa ação. Todo final de semana leio um livro. Na última vez, levei o livro ‘À beira-mar’, porque descreve as lendas. Além disso, eu me identifico com a personagem do livro, com o mesmo tamanho do meu cabelo”, conta a aluna. 
O projeto – O projeto Sacola Viajante foi criado desde 2017. Inicialmente se chamava ‘Projeto Mala Viajante’ por utilizar uma ‘pasta’. Agora, a proposta é de uma ‘Sacola’ que se tornou mais fácil para carregar como intuito de fazer com que os pais acompanhem seus filhos no hábito da leitura.

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