sexta-feira, 13 de maio de 2016

Vereador Edvaldo Nascimento participa de audiência pública sobre Canal do Sertão



Durante Audiência Pública sobre o Canal do Sertão, realizada no dia 12 na cidade de Água Branca, o vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB) cobrou do Estado a participação da sociedade civil organizada e dos municípios abrangidos pelo Canal do Sertão no comitê gestor.

A cobrança foi feita durante conversa com o Subsecretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Edilson Ramos de Lima. Edvaldo ressaltou a obra como um dos vetores de desenvolvimento dos municípios da região do Sertão, frisando que a participação popular é imprescindível. “Vejo a participação da sociedade como uma forma de contribuir para que o canal cumpra o seu verdadeiro papel, uma vez que a sociedade reconhece as reais necessidades de cada município”, falou Edvaldo.

Ele ressaltou a importância também da participação da comunidade nas audiências públicas. “Se faz necessário que a sociedade civil participe ativamente das audiências públicas para que possam apresentar as demandas sociais ao Governo do Estado”. Edvaldo parabenizou o município de Água Branca pela mobilização e participação na conferência. “Água Branca realizou uma audiência bastante representativa, onde poderes públicos e sociedade civil estiveram presente e contribuíram com o debate e com propostas”.

Para o vereador, uma das questões de fundamental importância é a definição sobre o uso das águas para irrigação, consumo humano e animal. Nascimento reforça que na agricultura é importante acelerar os estudos das manchas de solos realizadas pela Codevasf, bem como iniciar projetos pilotos de agricultura irrigada ao longo do trecho do Canal onde houver áreas aptas para plantio. “É fundamental o envolvimento dos pequenos e médios agricultores, bem como dos movimentos da luta pela terra, pois esses devem ser os maiores beneficiários dessa obra”, explicou.

Edvaldo esteve reunido ainda com o vereador por Água Branca, Cargilson Lacerda, que também esteve presente ao evento. Para Cargilson, “é preciso uma política de assistência técnica para garantia de projetos de agricultura”. A audiência pública foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo moradores, agricultores e líderes comunitários e políticos para debater a gestão social do Canal do Sertão. “A intenção foi reunir pessoas que representem suas comunidades e contribuam com melhorias para o Canal do Sertão, além do monitoramento dos recursos hídricos”, afirma Edilson Ramos.


A expectativa é de que a última audiência seja realizada no município de Delmiro Gouveia em data ainda a ser confirmada. Estiveram presentes na audiência além do Governo do Estado, através das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Agricultura e da Emater, representantes da Universidade Federal de Alagoas, a Prefeitura Municipal de Água Branca, Câmara Municipal de Água Branca, diversas associações, e representantes dos movimentos sociais do município. 

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário