sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Parlamentares delmirenses aprovam projetos de lei que consideram entidades de utilidade pública




Na sessão realizada nesta quinta-feira (25), os parlamentares delmirenses aprovaram quatro projetos de lei que consideram de utilidade pública entidades do município. Foram contempladas a Associação Clube das Mães Barragem Leste, de autoria do vereador Marcos Costa, e Associação de Basquetebol Delmirense (Abadel), Associação Ipiranga Delmirense Esporte Clube (IDEC) e Associação Liga Delmirense de Esporte (LDE), as três de autoria do vereador Edvaldo Nascimento.

O título de Utilidade Pública é o reconhecimento de que a entidade presta relevantes serviços desinteressadamente à sociedade. Podem obter a titulação as instituições sem fins lucrativos - aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades desenvolvidas por ela. 

Durante a reunião o vereador Edvaldo falou que esteve com o presidente da Eletrobrás para falar sobre as constantes quedas de energia na região, que tem prejudicado a comunidade, inclusive na demora no atendimento. Diante das explanações do vereador, o presidente afirmou que estará contratando 15 funcionários para agilizar o atendimento e assim melhorar a oferta do serviço. Edvaldo falou ainda que entregou ofício ao Ministério Público para que o mesmo cobre as providências dessa falta de energia.

O parlamentar falou ainda que esteve na Casal para tratar sobre a falta de água e a volta da mancha no Rio São Francisco. “Narramos as nossas preocupações e como resposta tivemos os investimentos que foram feitos. Há perspectiva  de ser inaugurada em breve uma subestação e teremos uma melhoria considerável no abastecimento da região”, enfatizou.

O vereador Marcos Costa solicitou votação em regime de urgência de dois Projetos de Lei do Executivo – o nº 06/2016, que altera a Lei 863 de maio de 20015, que cria a Guarda Municipal e o de nº 07/2016, que dispõe sobre a criação do código de conduta da Guarda e revoga a Lei 986 de 31 de dezembro de 2009. Diante da solicitação, o vereador Carlos Roberto Correia da Silva , Cacau, solicitou ao presidente da Casa que só votassem proposições do Executivo até que o mesmo fornecesse à Câmara  informações sobre as leis que foram sancionadas ou não.

Segundo Cacau, a gestão municipal teria o prazo de 15 dias para repassar essas informações e não cumpre. “A minha opinião é que não votemos nada do Executivo até que a secretaria de Administração respeite as decisões dessa Casa e tudo seja normalizado. Isso é um absurdo”, falou. Depois das explanações do vereador, houve suspensão da sessão para decisão e os dois projetos de Lei foram encaminhados para as comissões.

Durante a sua exposição o vereador Pedro Paulo falou sobre a emancipação política do município, que não foi celebrada pela administração municipal. “Delmiro Gouveia completou 62 anos e não tivemos nada. Não estou falando de festa, mas com relação à falta de respeito com a memória da minha cidade. Mesmo com as dificuldades financeiras a gestão não poderia deixar passar em branco todo o legado de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia”, frisou. Ele ainda falou sobre os equipamentos de proteção dos garis, que continuam fazendo a coleta sem a devida proteção. “Mais uma vez vou chamar atenção pelo não cumprimento da gestão com relação aos equipamentos de proteção dos garis. Isso é um absurdo porque esse governo não tem cuidado com os seus trabalhadores”.

Na reunião os vereadores aprovaram ainda 31 proposições de Pedro Paulo e de Edvaldo Nascimento. Ainda estiveram presentes o presidente Valdo Sandes e os parlamentares Milton Lisboa, Francisco de Assis (Kinho), Henriqueta Cardeal e Carlos José Bezerra (Gato).

FONTE: ASCOM/ CMDG


Nenhum comentário:

Postar um comentário