Severino Carvalho / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas abriu oficialmente, nesta quarta-feira (11), a 41ª edição da Expo Bacia Leiteira, na cidade de Batalha. Na solenidade, ele lançou o programa Cooperater e assinou os termos de fomento ao cooperativismo e de adesão ao programa Garantia Safra.
Reconhecida como a maior exposição de pecuária de leite do Nordeste, a Expo Bacia Leiteira acontece no Parque de Exposições Mair Amaral. A programação segue até o próximo domingo (15).
O governador destacou a importância socioeconômica do evento, que reúne um público de mais de 10 mil pessoas, 300 produtores, empresas do agronegócio, cooperativas da agricultura familiar e especialistas. A Expo Bacia Leiteira também oferece uma oportunidade única para atualização técnica e troca de conhecimentos.
"O setor leiteiro, na minha opinião, é um dos mais democráticos e mais justos que temos aqui em Alagoas, na região Nordeste. É composto, basicamente, por produtores familiares. Temos um rebanho de excelência genética, estamos produzindo com ciência, tecnologia e inovação. A Expo Bacia Leiteira significa, portanto, essa troca de experiências, a gente passa a ter a oportunidade de apresentar as nossas potencialidades, o que temos de melhor para todo o nosso país, especialmente para a região Nordeste", observou o governador.
Durante a solenidade, Paulo Dantas assinou a portaria que cria o Programa Estadual de Apoio e Assistência Técnica para as Cooperativas da Agricultura Familiar (Cooperater). A iniciativa tem como objetivo apoiar, incentivar e fortalecer as cooperativas da agricultura familiar, incluindo ações de formação, fomento, assistência técnica e extensão rural. O objetivo é oferecer melhores condições de produção, acesso a mercados e desenvolvimento organizacional e social.
O programa será executado em conjunto pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics) e pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater). Serão beneficiadas 65 cooperativas e agroindústrias familiares.
"Firmamos e cumprimos os compromissos com o cooperativismo e a agricultura familiar em Alagoas ao criarmos a Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária. Isso significa dizer que o Estado de Alagoas entende que o setor tem que estar dentro do governo, participando, opinando, construindo projetos, boas políticas; ouvindo os especialistas, a ciência, em busca de uma performance cada vez melhor. O cooperativismo significa aquilo em que eu mais acredito: unir pessoas, unir ideias, unir propósitos", declarou Paulo Dantas.
Fomento
A cerimônia também marcou a assinatura do termo de fomento que visa promover o cooperativismo da agricultura familiar em Alagoas, firmado por meio de uma parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes). Serão investidos R$ 688.512,00.
"São quase R$ 700 mil que vão ser investidos para trazer mais desenvolvimento a essas cooperativas, desde a formação dos gestores, até a produção, o escoamento e a comercialização", pontuou a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão.
O termo de fomento apoiará iniciativas da Unicafes para promover os produtos das cooperativas da agricultura familiar em novos mercados, tanto públicos como privados. Além disso, será facilitada a participação desses produtos em um calendário de feiras e eventos do setor. O objetivo também inclui a viabilização de espaços permanentes para a comercialização. Serão beneficiadas 40 cooperativas, que envolvem cerca de 25 mil agricultores familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário