quinta-feira, 12 de setembro de 2024

G20: Paulo Dantas classifica economia digital como ferramenta de inclusão e sustentabilidade

 

 

 Marcelo Alves / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância da economia digital para a promoção de um Estado justo, igualitário, inclusivo e sustentável, durante encontro com integrantes do G20, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), no Jaraguá, na quarta-feira (11). No discurso, também foram destacados investimentos realizados no estado, bem como avanços e índices conquistados em diversas áreas sociais e na economia. O evento contou com a presença do secretariado executivo. 

 

Paulo classificou a economia digital como uma poderosa ferramenta de inclusão social. “A economia digital é o veículo que pode integrar todos os alagoanos a esse novo cenário, oferecendo acesso à educação de qualidade e serviços públicos eficientes e, sobretudo, inclusão social. Acreditamos que a tecnologia e inovação são os pilares que podem nos conduzir a um futuro mais inclusivo, para que cada cidadão tenha as mesmas oportunidades de crescimento e prosperidade”, disse

O governador fez questão de ressaltar que a economia digital não depende apenas de ideias, mas também da capacidade de implementá-las com responsabilidade e inclusão. “Tenho plena consciência que investimento estratégico, vinculado à economia digital, ciência e políticas públicas baseadas em evidências, não é apenas o caminho para o desenvolvimento, mas uma poderosa ferramenta de justiça social”, destacou.

 

EDUCAÇÃO

Em seguida, Paulo apresentou resultados de programas estaduais. “Estamos vivendo o melhor momento educacional da história. Temos hoje a melhor nota do Ideb, desde o início da série histórica. Alagoas hoje é o primeiro do Nordeste e o segundo do país em números de alunos com bolsa de mestrado e doutorado. Recentemente, tivemos a honra de ver o programa estadual Cartão Escola 10, que atende a 110 mil alunos, servir de inspiração para o presidente Lula criar o programa nacional Pé de Meia”.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Regulamentação da inteligência artificial no serviço público e outras melhorias foram destacadas. “O Centro de Inovação e Tecnologia de Alagoas oferece a oportunidade para empreender, inovar e criar soluções que podem impactar não apenas em Alagoas, mas no Brasil como todo. Uma das empresas sediadas aqui foi vendida por 28 milhões de reais. Já começamos a colher os frutos dessa governança feira com excelência”.

 

ECONOMIA

Foi destacado o crescimento econômico de Alagoas, em 2023, um dos maiores do Brasil, superando, por duas vezes, o índice nacional. “Alcançamos o menor índice de desemprego da história de Alagoas. Esses são dados oficiais do IBGE. Esses números não são apenas estatísticas, são reflexos do impacto real, que estamos causando na vida dos alagoanos, proporcionando mais oportunidades de emprego e de dignidade”.

 

SAÚDE FINANCEIRA

Paulo afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, Alagoas foi o estado que mais investiu proporcionalmente com os seus próprios recursos. “Investimos, em 2003, 18,5% do nosso orçamento em obras estruturantes. Temos todos os recursos garantidos para concluirmos todas elas. Isso significa que o Governo tem saúde financeira e capacidade de investir no desenvolvimento, criando condições para empresários, comerciantes, trabalhadores e servidores públicos prosperarem”.

SEGURANÇA PÚBLICA

O governador voltou a frisar que Alagoas deixou de ter a 5ª capital mais violenta do mundo, para figurar como o 3º estado mais seguro do Nordeste e o 9º mais seguro do país. “Entre as 50 cidades mais violentas do Brasil, nenhuma é de Alagoas, segundo dados e informações do Ministério da Justiça. Reduzimos os índices de violência em mais de 60%, na última década, mostrando que a segurança pode ser transformada com esforço e comprometimento”.

 

EMPREGO

Paulo destacou melhorias no cenário econômico. “Em Alagoas, o investidor encontra segurança jurídica, em serviços fiscais competitivos. O governo estadual está sempre comprometido em remover obstáculos, para obtermos crescimento econômico, que é o motor que vem gerando mais empregos, renda e criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento contínuo para Alagoas. Quando geramos emprego, impulsionamos a economia e ampliamos a competitividade digital”.

 

ENERGIA LIMPA

Investimentos em energia sustentável também foram destacados, a exemplo da criação do Bioma Caatinga e do Semiárido que visa combater a desertificação e explorar as energias solar e eólica. “Estamos dando passos firmes para que o hidrogênio verde seja uma realidade. Alagoas caminha para ser um case de sucesso no Brasil, e referência de inovação, sustentabilidade e segurança energética. Somos também pioneiros no projeto de estocagem de gás natural, numa parceria entre o Brasil e a França”.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário