quinta-feira, 16 de abril de 2020

Secretário de Saúde alerta: "AL tem o menor isolamento do Nordeste. Fiquem em casa!"

Ferramenta aponta o Estado com 49,3% de índice, percentual preocupante e que pode colocar em risco todas as medidas preventivas para conter a doença

r

Secretário Alexandre Ayres faz apelo para que as pessoas cumpram as medidas de isolamento social
Secretário Alexandre Ayres faz apelo para que as pessoas cumpram as medidas de isolamento social Carla Cleto

Texto de Severino Carvalho

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (16), para fazer um alerta: Alagoas tem o menor índice de isolamento social do Nordeste. De acordo com a ferramenta criada pela empresa In Loco, que monitora o movimento de pessoas durante a quarentena no Brasil, o estado possui índice de 49,3%. Ayres fez um apelo aos alagoanos para que cumpram as medidas preventivas de distanciamento social com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
“Estamos com o menor percentual de cumprimento de isolamento social do Nordeste. Isso é muito perigoso e fará com que o número de infectados cresça! Você precisa fazer a sua parte para evitar que a próxima vítima tenha o nome de alguém que você conhece. Fique em casa”, apelou o secretário de Estado da Saúde.
Depois de Alagoas, o estado com menor índice de isolamento social no Nordeste é a Bahia com 49,6%. Pernambuco tem o melhor percentual da região: 55,9. Os dados são de 14 de abril, data da última atualização da ferramenta.
Em entrevista à Agência Alagoas, o presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas (SMA), Fernando Gomes, e o oncologista Marcos Davi alertaram que se as pessoas negligenciarem o distanciamento social em Alagoas, o número de casos da Covid-19 vai crescer exponencialmente e provocar o colapso no sistema hospitalar.
Para os médicos, o distanciamento social permanece como única e mais eficaz estratégia para barrar o avanço da doença. “Se houver relaxamento para menos de 70% da população, teremos colapso no sistema de saúde rapidamente, uma terrível calamidade pública. Os hospitais de Maceió já estão ficando lotados de Covid-19”, alertou o médico Marcos Davi.
Alagoas tem 83 casos confirmados da Covid-19, entre eles cinco óbitos. Os dados constam no Boletim Epidemiológico de número 40, que aponta, ainda, a ocorrência de 290 casos em investigação e 828 descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário