terça-feira, 14 de abril de 2020

Central de Triagem é aberta e começa a atender pacientes com sintomas de gripe

Unidade de Urgência para Síndromes Gripais foi entregue nesta terça-feira (14) e já está em funcionamento no Ginásio do Sesi, a poucos metros do HGE


Estrutura funcionará 24h, sete dias por semana, no Ginásio do Sesi
Estrutura funcionará 24h, sete dias por semana, no Ginásio do Sesi Thiago Sampaio
 
Texto de Nigel Santana

Já está em funcionamento a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche, em Maceió. O equipamento foi entregue na manhã desta terça-feira (14) pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Com a iniciativa do Governo de Alagoas, o HGE vai direcionar o fluxo de pacientes que chegarem com sintomas gripais, evitando que pessoas com suspeitas do novo coronavírus sejam transmissoras do vírus para os pacientes que estão internados na unidade.

A estrutura tem 10 consultórios, 04 salas de coleta e 16 poltronas de medicação. Atuarão nela 114 profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e administrativo. A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do HGE funcionará 24h, sete dias por semana.

Por mês, o Hospital Geral do Estado atende, em média, 600 pessoas. Metade dos que chegam à área de urgência do HGE apresenta alguma síndrome gripal, segundo o secretário da Saúde. Com a nova estrutura, também chamada de Centro de Triagem, o HGE mantém a prioridade dos atendimentos de emergência e protege seus profissionais de saúde, que trabalham com outras demandas, a exemplo de cuidados e tratamentos referentes a traumas.

“O governo está atuando para cuidar tanto de profissionais de saúde, quanto de pacientes que estão no HGE ou chegam lá. Não é interessante que um paciente que esteja sendo atendido com algum trauma tenha que correr o risco de ser infectado pelo novo coronavírus. Por isso a importância de termos este Centro de Triagem promovendo um novo fluxo às pessoas com síndromes gripais”, avalia o secretário Alexandre Ayres.
Thiago Sampaio

“Quando os pacientes chegarem aqui, serão muito bem atendidos pelas equipes de médicos e enfermeiros. Em caso de suspeita do novo coronavírus, a amostra é coletada, encaminhada para análise no Laboratório Central de Alagoas [Lacen-AL] e é recomendado o isolamento domiciliar do paciente, até que o resultado do exame seja de conhecimento dele, ou é feito o encaminhamento à unidade de referência para tratamento”, explica Alexandre Ayres.

Fluxo – Caso alguma pessoa esteja com sintomas de gripe, permanece a indicação de que o paciente procure atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió ou de outros municípios.
“Isso é de extrema importância para a manutenção dos nossos serviços de referência e proteção dos nossos pacientes e profissionais de saúde”, explica o gerente do HGE, Paulo Teixeira. “Mesmo no período de pandemia da Covid-19, continuamos com as cirurgias, acolhendo hipertensos, diabéticos, vítimas de traumas, bem como infartados e acometidos por AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Então esse público, que tem sido maioria, continua buscando os nossos cuidados de emergência a qualquer momento, e não pode se deparar com uma pessoa sintomática do novo coronavírus”, explicou.

Parceria – Para que a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do HGE fosse construída, foi firmada uma parceria entre o Estado, a Braskem e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). “Essa parceria chega para se somar aos esforços diários da Sesau e do Governo de Alagoas. Tanto a Braskem quanto a FIEA demonstraram muito interesse em contribuir com a construção da Central de Triagem no Ginásio do Sesi. É uma demonstração de que estamos imbuídos no mesmo propósito: o de achatar essa curva epidemiológica e reestruturar a rede hospitalar estadual", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário