quarta-feira, 27 de março de 2019

Sefaz cria Comissão de Ética e divulga orientações quanto à conduta de servidores

Objetivo é analisar as situações em desacordo ao Código de Conduta e Ética, além de apoiar e disseminar a cultura de integridade no órgão


Produtos do Compliance foram apresentados aos servidores fazendários no dia 8 de fevereiro
Produtos do Compliance foram apresentados aos servidores fazendários no dia 8 de fevereiro Ascom Sefaz Texto de Layla Oliveira
Texto de Layla Oliveira

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) divulgou, no Diário Oficial de terça-feira (26), sua Comissão de Ética e políticas de orientação quanto à conduta de servidores da Fazenda. A iniciativa, que visa incentivar a cultura de integridade, estava prevista no cronograma de ações da unidade de Compliance do órgão.
A Comissão não possui caráter disciplinar. Seu objetivo é analisar, de forma colegiada, as situações em que o servidor possa ter descumprido o Código de Conduta e Ética da Sefaz. Possuindo também cunho orientativo, poderá aplicar dois tipos de sanção: a advertência ética e a censura ética, mas sempre adotando o diálogo como instrumento de averiguação e apuração dos fatos.
Sempre que a conduta do servidor público da Sefaz ensejar a imposição de penalidade, a Comissão de Ética deve encaminhar a sua decisão à autoridade competente para instaurar o processo administrativo disciplinar e, se for o caso, à entidade em que o servidor público esteja inscrito, para as providências disciplinares cabíveis.
Seu compromisso está em também buscar o cumprimento das políticas de Compliance. São 14 documentos que orientarão integrantes da secretaria sobre diversos temas, entre eles, diárias e passagens, doações e relacionamento com entidades privadas.
Confira a lista completa:
1 – Anticorrupção;
2 – Brindes, Presentes, Entretenimento, Hospitalidade e Patrocínios;
3 – Compliance;
4 – Conflito de Interesses;
5 – Consequências e Medidas Disciplinares;
6 – Contratação de Servidores Comissionados e Estagiários;
7 – Diárias e Passagens;
8 – Doações;
9 – Gestão de Riscos;
10 – Gestão do Canal de Denúncia;
11 – Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro;
12 – Prevenção e combate ao Nepotismo;
13 – Relacionamento com Entidades Privadas;
14 – Risco no Processo de Pagamento.
Política de Comunicação
Elaborada pela Assessoria de Comunicação da Sefaz em parceria com pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), para estudar os processos de comunicação na secretaria, a Política de Comunicação também faz parte do desenvolvimento das normas de compliance. Ela ressalta as diretrizes da interface que a instituição quer ter com a sociedade, em nome da sua missão principal: promover serviços de excelente qualidade ao cidadão. Além disso, estão descritos alguns dos principais procedimentos para garantir o fluxo eficiente e seguro de informação dentro da própria secretaria.
Linha ética
A Sefaz/AL foi o primeiro ente da administração direta estadual do País a implementar um Programa de Compliance e como parte desse trabalho, investe em mais um projeto para detectar e responder sobre desvios e inconformidades na administração. Intitulado de Linha Ética, trata-se de um meio de comunicação específico para denúncias, sejam elas externas ou internas. Para o recebimento desses relatos, o canal conta com uma equipe de profissionais treinada por psicólogos e especialistas em investigação forense, capacitada para identificar a veracidade das informações e preencher análises com observações mais detalhadas.

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