segunda-feira, 18 de abril de 2016

Ações da Desenvolve ajudam a fortalecer cooperativas alagoanas

Abatedouro de Aves, no interior, pode ser contemplado com apoio da Desenvolve, gerando ainda mais empregos.
Abatedouro de Aves, no interior, pode ser contemplado com apoio da Desenvolve, gerando ainda mais empregos.Foto: Divulgação

Texto de Eliete Amâncio

O diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas - Desenvolve -, Rafael Brito, quer ampliar o número de beneficiados pelas cooperativas de produção e crédito de Alagoas. Para concretizar tal ideia aconteceu uma reunião, nesta sexta-feira, 15, com representantes União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Trinta mil alagoanos são beneficiados com os créditos.


Rafael Brito declarou que não medirá esforços para fortalecer e ampliar a relação com as cooperativas e os benefícios concedidos, especialmente através da Unicafes, a intersecção que agrupa milhares de pessoas através daquelas entidades.


“O cooperativismo é uma das pernas que sustentam a economia local e é através dele que vamos promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando o bem-estar social aos alagoanos”, apontou o diretor-presidente.


Na reunião também foi abordada a ampliação da parceria da Agência de Fomento com as entidades, levando-se em consideração um alinhamento mais específico quanto às liberações e suas condições.


João dos Santos, presidente da Unicafes, apontou que a parceria com a Desenvolve é fundamental para fortalecer a economia dos pequenos negócios do interior e, por isso mesmo, solicitou um estudo para a criação de condições ainda mais favoráveis a esse público.


O corpo técnico e a diretoria da agência vão avaliar a liberação de um crédito decisivo para a reativação de algumas unidades de beneficiamento em diversos municípios que deixaram de produzir, muitas vezes, pela falta de pequenos complementos em sua infraestrutura, a exemplo de uma empacotadora para uma pequena fábrica de arroz em Igreja Nova.


Outras unidades que também deverão ser beneficiadas são uma fecularia em Arapiraca, uma fábrica de leite de coco e coco ralado em Piaçabuçu, uma fábrica de leite em pó de Batalha, um abatedouro de aves e caprinos em Santana do Ipanema e duas peixarias em Penedo e Pão de Açúcar.


De acordo com Kelly Souto, analista de fomento da Desenvolve, as cooperativas figuram hoje como instituições fortes que geram renda e impulsionam o desenvolvimento local. Em todo o Estado de Alagoas, existem hoje 60 cooperativas que beneficiam em média 100 mil pessoas.


Durante a reunião, a analista fez ainda uma breve apresentação sobre o Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas (Profico), criado pela Desenvolve para ajudar a profissionalizar a gestão das cooperativas e associações de produção existentes e fomentar o investimento desses organismos produtivos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário