quarta-feira, 8 de abril de 2015

Maceió terá rodízio de água a partir da próxima terça, 14





A segunda etapa da recuperação da Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira (ETA Pratagy) começa a ser realizada na próxima terça-feira (14) e se estende até o dia 17 de maio. Durante esse período, o abastecimento será feito em forma de rodízio nas três áreas contempladas pelo Sistema Pratagy: área 1 (Poço a Cruz das Almas); área 2 (Centro ao Pontal da Barra, Farol à Gruta de Lourdes e Jacintinho); área 3 (Benedito Bentes 1 e 2).

Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a recuperação e modernização dos dois decantadores da estação vão absorver recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, devendo garantir a qualidade da água e melhorar o abastecimento em 40% da cidade de Maceió, que corresponde a cerca de 400 mil habitantes distribuídos em 22 bairros. A capacidade de tratamento da ETA, que estava operando com 3.400m³/h, passou para 3.600m³/h depois da recuperação do primeiro decantador, em dezembro último, e deverá atingir 3.800m³/h após a conclusão dos serviços no segundo decantador. O ganho total, portanto, será de 400m³/h.

Rodízio

Tanto a área 1 quanto a área 2 terão abastecimento por 48 horas de forma alternada, enquanto que na área 3 o fornecimento de água será por 24 horas alternadamente. A área 1 compreende os bairros do Poço, Jaraguá, Pajuçara, Jatiúca, Ponta da Terra, Ponta Verde, Mangabeiras e Cruz das Almas. A área 2 atinge os bairros do Centro, Prado, Trapiche da Barra, Pontal da Barra, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Jacintinho, Farol, Pinheiro, Sanatório, Pitanguinha e Gruta de Lourdes. A área 3 abrange a região do Benedito Bentes 1 e 2. O Benedito Bentes 1 será abastecido em dias pares, enquanto o Benedito Bentes 2 será abastecido em dias ímpares.

No planejamento da obra de recuperação dos decantadores, que envolveu diretorias, superintendências, gerências e assessorias, foram adotadas ações como definição da estratégia operacional, distribuição de comunicados a diversos condomínios que possuem contratos de demanda com a Casal e envio de ofícios para autoridades, instituições, entidades e órgãos públicos, bem como estabelecimentos hospitalares. Também houve distribuição de panfletos e anúncios em carros de som nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes. Durante a realização dos serviços, hospitais e alguns órgãos e estabelecimentos públicos serão atendidos com carros-pipa.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário