quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alagoas realiza o I Mutirão para Diagnosticar o Câncer de Intestino


O Estado de Alagoas realiza o primeiro mutirão de exames de colonoscopia para diagnosticar o câncer colorretal, que acomete um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Nesta quarta (08) e quinta-feira (09), 80 profissionais de todo o país realizam o exame em quatro unidades da capital: o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), Hospital Universitário (HU), Hospital do Açúcar e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Para ampliar o acesso ao exame e ao diagnóstico do câncer de intestino, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apoia a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) nesse momento de articulação. A iniciativa contou ainda com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e empresas parceiras, que disponibilizaram os equipamentos para os exames.

“A ideia é prevenir o câncer de intestino, por meio da promoção e educação para a qualidade de vida, reduzindo assim os custos para a Saúde”, esclareceu o coordenador estadual do mutirão, o médico Herbert Toledo. Sobre a importância de medidas primárias, o médico destacou a alimentação saudável, prática de atividade física e exames de prevenção, que são as recomendações para se prevenir do câncer.

Toledo defende, ainda, um programa de governo com ênfase na prevenção da doença, que, se efetivado, vai reduzir em até 60% a incidência do câncer de intestino na população. Isso porque, quando diagnosticado precocemente, o câncer de intestino tem 95% de chance de cura, já o diagnóstico tardio reduz esse índice para 25%.

“Essa é uma etapa de um projeto da Saúde a ser desenvolvido em meados deste ano, com a finalidade de prevenir o câncer no Estado”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirka. Para a gestora estadual, as cinco principais causas de câncer que acometem a população alagoana serão priorizadas para um diagnóstico precoce, evitando um tratamento mais agressivo.

Usuária

A cuidadora de idosos, Márcia Praxedes, é uma das pacientes cadastradas no mutirão para realizar o exame. “Gostei da iniciativa do mutirão, principalmente porque não teria condições financeiras para fazer o exame”, contou a paciente, que vem sentindo cólicas abdominais e foi atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre os sintomas, como alteração do ritmo intestinal, anemia, perda de sangue, dor abdominal e emagrecimento, o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), em Alagoas, Wesceslau Costa, alertou que, quando os sintomas aparecem, é porque a doença já está em estado avançado.  

Casos e prevenção 

O câncer colorretal é o terceiro que mais acomete os homens e o quarto que mais aflige as mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Alagoas, a estimativa é uma incidência da doença a cada 100 mil habitantes, em 50 homens e 70 mulheres.

Como medida preventiva, recomenda-se que pacientes entre 50 e 70 anos realizem o exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. O exame é indicado para pessoas com idade inferior a 50 anos, caso apareçam sintomas.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário