quarta-feira, 31 de julho de 2024

Ronda no Bairro realiza Feira do Empreendedorismo de Mulheres Pretas

 

 

 Luciano Milano / Ascom Ronda

O programa Ronda no Bairro realizou, nesta quarta-feira (31), a Feira de Empreendedorismo de Mulheres Pretas. Inédita, a iniciativa teve o objetivo de empoderar e dar oportunidade às empreendedoras de divulgar e comercializar seus produtos. Ao longo do dia, os colaboradores puderam escolher, na sede do Ronda, entre itens de beleza, como turbantes, tiaras, brincos e colares em tecido africano, assim como degustar iguarias da culinária.


Dona de um ateliê, a empreendedora maceioense Tereza Olegário foi uma das mulheres pretas que divulgaram a arte que faz na base do Ronda no Bairro. Criadora de turbantes, assim como tiaras, toucas para banho, saia envelopada, entre outros produtos, a empresária comemorou a oportunidade.


“Há 10 anos, trabalho com esses artigos, sendo o destaque os turbantes para mulheres pretas. Tenho meu ateliê, em casa, e aqui no Ronda no Bairro, temos a oportunidade de celebrar, na prática, o Mês da Mulher Negra, divulgando meu trabalho, reforçando nosso empoderamento e, claro, podendo ter algum ganho financeiro. Agradeço a oportunidade”, destacou Tereza.

Chefe da Equipe de Mobilização e Articulação Social do programa, a assistente social Vanessa Castro explica o que levou o Ronda no Bairro a promover a interação entre os colaboradores e as mulheres pretas empreendedoras.


“Julho também é dedicado às mulheres negras. Essa feira foi pensada justamente para dar visibilidade, ratificar o empoderamento delas e dar, aqui, também a oportunidade de poderem divulgar e negociar o que produzem. A gente pensou em abrir o Ronda para que isso tudo fosse possível. Estamos felizes com esse dia aqui na nossa base”, disse Vanessa.

A psicóloga e integrante do Social do Ronda, Marina Xavier, também comemorou a realização da Feira de Empreendedorismo de Mulheres Pretas. “Criamos a possibilidade dessas mulheres negras virem aqui para mostrar a força de seu trabalho, e também do empoderamento e da força que possuem”, explicou a psicóloga.

Para o superintendente do programa, tenente-coronel Fábio Melo, eventos como este traduzem a filosofia de proximidade do Ronda. “É importante sempre reafirmarmos a parceria com os demais órgãos do governo e abrirmos espaço para todos os segmentos da sociedade. Esta tem sido uma determinação do Governo de Alagoas. Com a feira, pudemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho dessas empreendedoras que precisam de muito apoio para que possam seguir na luta cada vez mais fortes”, destacou.  


A feira contou com a participação das secretarias da Mulher e Direitos Humanos (SEMUDH), de Assistência Social (Seades), do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), e contou com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

 

 

terça-feira, 30 de julho de 2024

Alagoas Sem Fome: Parceria entre os governos Federal e Estadual garante entrega de 50 toneladas de leite

 

 

Tainá Luz / Alagoas Sem Fome

A parceria do Governo de Alagoas com o Governo Federal na luta contra a fome ganhou mais um capítulo. Dessa vez, 50 toneladas de leite estarão chegando à casa de famílias alagoanas em condições de insegurança alimentar, por meio do Programa Alagoas Sem Fome.

 

O produto foi adquirido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, junto à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), valorizando a agricultura familiar e gerando emprego e renda aos pequenos produtores alagoanos. As 50 toneladas de leite chegarão às famílias beneficiadas por meio de 119 instituições cadastradas na Nota Fiscal Cidadã, reforçando as ações transversais de segurança nutricional e reafirmando os esforços da União e do Estado.

A coordenadora-geral do Programa Alagoas Sem Fome e secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, ressaltou a união dos entes na luta contra a insegurança nutricional. “O Governo Federal tem sido um grande parceiro do Estado e estamos juntos com o grande propósito de diminuir os indicadores da fome, garantir alimentação de qualidade na mesa dos alagoanos e transformar de verdade a vida de quem mais precisa”, disse a gestora.

Uma das instituições beneficiadas foi a Associação das Famílias de Anjos de Alagoas (AFAEAL) que atende e garante direitos de crianças com microcefalia em vulnerabilidade social. “Já fomos agraciados com outros projetos do Alagoas Sem Fome, como a doação de alimentos. e somos muito gratos ao governador Paulo Dantas. Essa tonelada de leite em pó que chegou agora vai fazer muita diferença na vida das crianças e das famílias atendidas aqui”, afirmou Alessandra Hora, fundadora da associação.

sábado, 27 de julho de 2024

Rede estadual celebra 76 medalhas na OBMEP com conquistas históricas

 

 

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

A Rede estadual de ensino celebrou as 76 medalhas obtidas na edição 2023 da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com conquistas históricas.


Pela primeira vez, um representante dos povos indígenas foi medalhista da competição e uma estudante do sexo feminino foi a segunda alagoana a conquistar o ouro em 18 anos de história da olimpíada. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (25) no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


FAZENDO HISTÓRIA

Aluno da Escola Estadual Pajé Miguel Selestino, de Palmeira dos Índios, Aurinã da Silva Queiroz é o primeiro representante dos povos indígenas de Alagoas a ganhar uma medalha na OBMEP. Ele foi bronze no nível regional, que premia os melhores desempenhos por estado.

“Como indígena do povo Xukuru-Kariri, estou muito feliz. A OBMEP me incentivou a aprender as áreas mais avançadas da matemática, como geometria, álgebra, etc. Essa premiação é um grande avanço para mim e para a Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva”, celebra o jovem.


O diretor da instituição, Gecinaldo Soares Queiroz, também comemora o feito de Aurinã. “Estamos felizes por um dos nossos estudantes, de modo geral, representar tantos outros estudantes indígenas de Alagoas. Acreditamos no valor da educação indígena, no agir ético, na defesa de nossa cultura, no reconhecimento dos saberes tradicionais, na garantia do território, de sonhos e projetos, do currículo que realizamos”, afirma.


MENINOS DE OURO

Estudante da Escola Estadual Noel Nutels, de Maceió, Lara Ilkeliane Leite fez história como a segunda alagoana a conquistar a medalha de ouro em 18 anos de história da olimpíada. A primeira foi outra aluna da rede estadual: Gabriela Sousa, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, ouro em 2021.


“Estou muito feliz. Isso mostra que nós, meninas, podemos fazer o que quisermos e conseguirmos grandes feitos. Não importa sua condição financeira, nem de onde você veio. Se você se esforçar, você será recompensado”, frisa Lara, que foi ouro nos níveis nacional e regional da olimpíada.


Outro medalhista de ouro foi Isac Vinicius Xavier, que recebeu a medalha pela Escola Estadual Alberto Torres. “É uma honra ser premiado na OBMEP, a maior olimpíada científica do país com mais de 18 milhões de inscritos. Este ouro nos traz muitas oportunidade”, afirma o jovem que coleciona 13 ouros em diversas olimpíadas de conhecimento.


RECORDE

Já o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, comemorou o recorde de premiações nas olimpíadas: foram dez medalhistas, dos quais cinco tiveram medalha regional e nacional e outros cinco apenas medalhas regionais.

Uma delas é a estudante Letícia Bispo, prata nos níveis nacional e regional da OBMEP. “Receber uma medalha de uma das olimpíadas mais renomadas do país é uma grande honra pra mim. Significa um importante marco na minha carreira estudantil como forma de reconhecimento dos aprendizados que adquiri com meus esforços”, declara Letícia, que foi bronze em 2021 e , atualmente, está na 1a série do ensino médio.


Direção e professores também celebram as conquistas na olimpíada. “O resultado da OBMEP 2023 é resultado de um trabalho em equipe e articulado entre os professores da área, os demais professores e nossos alunos. Muito feliz e orgulhosa de fazer parte desta grande equipe”, afirma a diretora pedagógica Tatiana Lessa.


“Estas medalhas são consequência de um esforço e engajamento de alunos e professores de toda a escola”, complementa o professor Messias Antônio, que leciona matemática na instituição.


DESEMPENHO DA REDE ESTADUAL

Setenta e seis estudantes da rede estadual de Alagoas receberam medalhas na cerimônia do último dia 25 – dos quais 7 são de ouro, 17 são de prata e 52 são de bronze. Ao todo, 314 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado foram premiados no evento.


“A OBMEP tem efeitos positivos na família e no desempenho dos estudantes, melhorando também os índices educacionais das escolas participantes. E é muito importante valorizarmos cada uma destas conquistas. Nas provas da segunda fase, todos os estudantes do Brasil competem entre si e, para se ter ideia, 1 em cada 340 alunos conquista uma Menção Honrosa; 1 em 2770, o bronze; 1 em 9000, a prata e 1 em 36000 o ouro”, calcula o coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Ufal.


A rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho na história da OBMEP nesta edição, somando quatro medalhas de ouro na etapa nacional da competição. Nos 18 anos de existência da olimpíada, o melhor resultado das escolas estaduais havia sido duas medalhas de ouro na edição 2019 e outras duas na edição 2021.


Representando a Seduc na cerimônia, o superintendente de Políticas Educacionais  Ricardo Lisboa também faz uma análise positiva dos resultados de Alagoas na OBMEP 2023.


“Alagoas cresce nas olimpíadas de conhecimento a cada ano e, no caso da rede estadual, pela primeira vez, tivemos quatro escolas premiadas com ouro. E uma destas medalhas foi de uma menina, a Lara, da Noel Nutels. Isso é exatamente o que estamos buscando na nossa parceria com o Unesco, onde pretendemos aumentar a participação de nossas alunas nas áreas de matemática, ciência, tecnologia e inovação”, pontua.


sexta-feira, 26 de julho de 2024

Parceria entre Governo e ABIH garante hospedagem para atletas dos Jogos Estudantis

 

 

 Larissa Santos/ Ascom Setur

O trade turístico alagoano, em parceria público-privada com o Governo de Alagoas, disponibilizou 9.985 room nights (diárias em hotéis) com tarifas reduzidas aos mais de 2.500 atletas que participaram da primeira e segunda etapa dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e necessitaram de hospedagem.

 

Ao todo, 24 hotéis da capital alagoana receberam os atletas, disponibilizando acomodações confortáveis e café da manhã para os alunos. A iniciativa é mais uma ação transversal do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH). 

 

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, mais uma vez a parceria público-privada impulsiona uma ação de extrema importância para os jovens atletas do estado, aquecendo também a rede hoteleira alagoana.

 

“O Jeal é uma importante ferramenta de transformação social, através do esporte a vida de inúmeros atletas são transformadas. É gratificante poder contribuir para este evento através da rede hoteleira do nosso estado, apoiando e impulsionando a competição ao proporcionar estadia digna aos alunos durante a etapa estadual dos jogos”, concluiu a secretária de Estado.

A competição contou com jogos individuais e coletivos, com atletas de escolas públicas e privadas, de diversos municípios alagoanos, totalizando mais de cinco mil competidores na fase estadual. A etapa final dos jogos acontece em Recife e João Pessoa, entre os meses de setembro e novembro de 2024.


Na segunda etapa dos jogos, a disputa aconteceu com a categoria juvenil, com atletas de 15 a 17 anos de idade, nas modalidades de futsal, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo e atletismo adaptado. A disputa teve início na sexta-feira (19) e seguiu até o dia 24, classificando os campeões para a etapa nacional.


O trade turístico esteve presente também durante a primeira etapa dos jogos estudantis, que ocorreu entre 17 e 22 de junho. Na ocasião, 4.742 room nights (diárias) foram disponibilizados aos atletas, que além de acomodações confortáveis, puderam desfrutar também do café da manhã durante a hospedagem.

 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Governador assina contrato para construção de três residenciais em Palmeira dos Índios

 

 

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Em uma cerimônia oficial realizada no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas assinou nesta quarta-feira (24), o contrato para o início das obras do Novo Minha Casa, Minha Vida no município de Palmeira dos Índios. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado federal Isnaldo Bulhões, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Gustavo Torres, e representantes da Caixa Econômica Federal.

 

O novo programa habitacional, idealizado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Palmeira dos Índios, tem como objetivo atender famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. No município, serão construídas 400 unidades habitacionais, distribuídas em três empreendimentos. São eles: o residencial Dona Júlia Josefa de Jesus e o residencial Professora Euridice Nascimento Tavares, que terão 150 unidades cada; e o residencial Prefeito Gileno Costa Sampaio, com 100 unidades. Nesta fase, o investimento será de R$57 milhões.

 

A previsão é de que nos próximos meses sejam assinados outros sete contratos para início das obras pelo Programa Minha Casa, Minha Vida para Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Miguel dos Campos, Penedo, Delmiro Gouveia e Igaci, somando mais 3.510 novas casas para a população alagoana. Além de reduzir o déficit habitacional do estado, o Programa Minha Casa, Minha Vida irá fortalecer a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e garantindo moradia digna para aproximadamente 16 mil alagoanos.

 

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do programa para a população de Palmeira dos Índios. “Nós já fomos contemplados com quase 4 mil unidades habitacionais, estamos iniciando com Palmeira dos Índios com essas 400 habitações. É um programa que tem dois eixos importantíssimos, que é o eixo do crescimento econômico, da geração de empregos, sobretudo na indústria da construção civil, e no campo social tira as famílias do aluguel, o que reforça a sua alimentação, melhora a qualidade de vida dessas pessoas, é um programa extremamente exitoso”.

 

Paulo Dantas reforçou que os investimentos do Governo Federal contribuem para o desenvolvimento de Alagoas, e permite que a região Nordeste continue crescendo.

 

“Não tenho dúvida nenhuma que esse trabalho em rede colaborativa vai fazer com que a nossa região Nordeste cresça, se desenvolva e que o nosso estado promova cada vez mais empregos e mais oportunidades. Então, para mim, hoje estar aqui tendo a condição de assinar esse contrato é motivo de muita alegria. Eu quero agradecer a Caixa Econômica Federal também, que fez um trabalho brilhante, foi muito ágil e eficiente. Então, esse trabalho em conjunto que vai nos garantir um futuro próspero, principalmente para as pessoas que mais precisam”, acrescentou.

O deputado federal Isnaldo Bulhões também parabenizou a iniciativa e destacou o compromisso do Governo Federal em garantir moradia digna para a população brasileira.

 

"O Novo Minha Casa, Minha Vida é um programa que faz a diferença na vida das pessoas. É a oportunidade de realizar o sonho da casa própria, que representa segurança, estabilidade e a construção de um futuro melhor. O dia de hoje é um dos mais especiais de toda a minha vida. Se tem um ser humano realizado, nesse mundo, não apenas em Alagoas, nem no Nordeste, nem no Brasil, vocês possam ter certeza que estou feliz demais em fazer parte dessa assinatura. Foi uma grande responsabilidade para nós do MDB liderar a pasta das Cidades, por meio do ministro Jader Filho, onde está acolhido o Minha Casa Minha Vida", disse o parlamentar.

 

O prefeito Júlio César agradeceu o apoio do Governo Federal e Estadual para a viabilização do programa em Palmeira dos Índios.

 

"Este é um grande presente para o nosso município. As novas casas irão contribuir para reduzir o déficit habitacional e proporcionar mais dignidade para as nossas famílias. É uma felicidade gigante, imensa e essa é a nossa política, trabalhar para uma Palmeira dos Índios mais desenvolvida", afirmou.

 

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Torres, destacou o trabalho em conjunto e a determinação do governador Paulo Dantas para que Alagoas saísse na frente nas políticas de habitação.

 

“O governador, quando assumiu, já determinou que a gente trabalhasse junto ao Governo Federal para que buscássemos esses recursos e projetos importantes. O prefeito de Palmeira sai na frente, montou uma equipe competente, trabalhamos juntos, e a nossa bancada junto ao deputado Isnaldo Bulhões, que tem nos apoiado em todos os nossos projetos e tem feito esse trabalho em Brasília para que realmente Alagoas seja contemplada. Então nós temos o Minha Casa Minha Vida, nós já tivemos aqui o Presidente Lula lançando a retomada do Canal do Sertão e vários outros projetos, que a nossa bancada e essa equipe vem trabalhando para que a gente traga desenvolvimento para toda a população do estado de Alagoas”.

 

 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Governo de Alagoas lança nesta quarta (24) projeto que aproxima comunidade escolar do Poder Público

 

 

Roberta Cólen e Tayná Morais / Ascom CGE

O Governo de Alagoas lança, nesta quarta-feira (24), às 11h, o Projeto Jovem Ouvidor, ferramenta que vai dar voz ativa e inclusiva aos alunos de escolas estaduais, aproximando ainda mais a comunidade escolar do Poder Público.


A solenidade está marcada para acontecer no Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Paulo Dantas, a controladora-geral, Caroline Balbino, alunos, professores e demais autoridades.


Desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa vai permitir que o aluno expresse opiniões, sugestões e reclamações diretamente com o colega de sua escola que foi capacitado pela CGE para atuar como Jovem Ouvidor.


Segundo a controladora Caroline Balbino, a CGE coordena e administra a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo e vem atuando além do intramuros para alcançar todos os públicos, desde aqueles que trabalham no serviço público até os estudantes na sala de aula.


‘‘O Jovem Ouvidor se alinha com os objetivos da atual gestão governamental, que une educação, inovação e serviços. Com o projeto, vamos estimular ainda mais o protagonismo juvenil contribuindo para que os alunos desenvolvam pensamentos críticos e possam eles mesmos serem autores na transformação de sua própria realidade’’, disse a controladora.


De acordo com a Controlaria, ao final do projeto piloto a CGE vai apresentar os avanços alcançados a partir das necessidades expostas pela comunidade escolar.

 

Entrega de títulos

A solenidade também vai ser marcada pela entrega do Título de Jovem Ouvidor aos alunos capacitados pela equipe da Superintendência de Ouvidoria e Transparência da CGE.


Segundo a superintendência, o aluno foi preparado para que, além da parte técnica, também seja uma figura que a comunidade tenha confiança ao fazer sua manifestação.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Governador reúne 500 estudantes da rede estadual em festa com pizza, e destaca investimentos na educação

 

 

 Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Em uma iniciativa inédita, o governador Paulo Dantas proporcionou um dia especial para 500 estudantes da rede estadual. Na tarde desta segunda-feira (22), os alunos foram recepcionados com uma grande festa no Ginásio do Sesi, onde puderam desfrutar de um delicioso banquete de pizzas, além de diversas atividades e entretenimento.


A iniciativa, idealizada pelo próprio governador, teve como objetivo celebrar o número expressivo de estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano – que superou a meta de inscrições previstas para a rede estadual –, com um aumento de 32% em relação ao ano de 2023. O evento premiou ainda o mérito dos estudantes matriculados nas unidades da 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação, que se destacaram na Gincana Educativa dos Grêmios Estudantis da secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizada em junho no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

 

Durante o evento, Paulo Dantas ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento de Alagoas, e parabenizou os alunos pelo empenho e dedicação. Ele destacou os diversos programas de incentivo do Governo de Alagoas, como por exemplo, o Foca no Enem, que além da compra dos kits de livros, terá também um programa preparatório com aulões presenciais e online, lançamento de plataforma de estudos e realização de simulados para que os alunos alcancem resultados cada vez melhores no exame.

“Essa questão do grande número de inscrições reflete também a preocupação da rede estadual em garantir um futuro para todos os estudantes na universidade. É com grande satisfação que vejo aqui hoje esses jovens talentosos que representam o futuro do nosso estado", afirmou o governador. "Investir na educação é investir no futuro de Alagoas, e é por isso que estamos sempre buscando novas formas de incentivar e motivar nossos alunos”, disse o governador.

 

Os estudantes vibraram com a iniciativa e aproveitaram a oportunidade para tirar selfies com o governador e sua comitiva. Paulo Dantas estava acompanhado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e do deputado federal Rafael Brito.


O governador aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos que estão sendo feitos na educação do estado. Entre as medidas estão os programas Avança Ideb, Cartão Escola 10, Professor Mentor, Vem que dá Tempo, Daqui pro Mundo e Avança Grêmio. Ele lembrou da ampliação, de R$ 100 para R$ 150, no valor pago pelo Cartão Escola 10, apontado como o maior programa de repasse de recursos da educação no Brasil, que segue impactando a economia alagoana.

Recentemente o Governo de Alagoas contemplou 50 alunos da rede estadual de ensino com bagagem, itens e recursos essenciais para conhecerem a Inglaterra por quatro semanas, o inédito programa de intercâmbio Daqui Pra o Mundo. Na segunda etapa do programa, a perspectiva é de que cerca de 100 alunos sejam contemplados com o intercâmbio, idealizado pelo governador e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022.

 

O programa tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio com experiências internacionais, estimulando-os a aprender uma segunda língua. Além disso, a iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil, proporcionando experiências para o crescimento na vida, sociedade e mercado de trabalho.

 

Os investimentos na educação alagoana já somam mais de R$ 1 bilhão, que consistem na manutenção das escolas, na valorização dos servidores da educação e nos programas sociais que reaproximam os estudantes da sala de aula e melhoraram os índices de qualidade do ensino.

 

 

Hospital da Mulher realiza a primeira captação de órgãos para transplantes

 

 

 Joyce Marques / Ascom Sesau

De forma inédita, o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, realizou, no domingo (21), a primeira captação de órgãos para transplante da instituição. A doadora, de 39 anos, estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. 


Durante a ação foram captados os rins e o fígado, que beneficiaram três pessoas. A captação ocorreu graças ao trabalho da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e da equipe multidisciplinar do HM, que sensibilizou a família da paciente sobre a importância da doação. 


“Parabenizo e agradeço a equipe multidisciplinar por todo cuidado e humanização. Em especial, também agradecemos à família que autorizou a doação, um ato de amor e generosidade em um momento tão difícil”, ressaltou a diretora-geral do HM, Yarin Rocha.

A supervisora do Centro Cirúrgico do HM, Mirian Carvalho, destacou a mobilização e empenho da equipe. “Foi um desafio e, ao mesmo tempo, um sentimento de dever cumprido, pois sabemos que a doação de órgãos é muito importante e salva a vida de muitas pessoas. Parabenizo a todos que fizeram parte deste momento histórico para o HM”, disse.


A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou que há uma fila de espera em Alagoas, com 502 pessoas aguardando doação de córnea, 30 pacientes esperando por rim e quatro aguardando fígado. “A primeira captação de múltiplos órgãos no HM demonstra um trabalho integrado que tem sido feito por várias mãos, tendo como consequência positiva a doação de órgãos. Com isso, realizamos o 20º transplante de fígado aqui em Alagoas”, frisou.

 

domingo, 21 de julho de 2024

Paulo Dantas inaugura obras de pavimentação e anuncia o Mais Água AL para Delmiro Gouveia


 

 Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas, acompanhado do ex-prefeito, Lula Cabeleira, e do senador Renan Calheiros, esteve na cidade de Delmiro Gouveia na tarde deste sábado (20) para inaugurar importantes obras de infraestrutura e anunciar a chegada do programa Mais Água Alagoas na região.

 

As inaugurações incluíram a conclusão do acesso e urbanização do Povoado Porto da Barra e a implantação de drenagem e pavimentação asfáltica em várias vias urbanas da cidade.

 

A obra de acesso e urbanização do Povoado Porto da Barra, com uma extensão total de 5,2 km e 3,8 km de ciclovia, representou um investimento significativo de R$ 14 milhões. A urbanização da área incluiu a implantação de uma praça equipada com academia ao ar livre, quadra de areia e playground. Houve, também, a implantação de drenagem e pavimentação asfáltica em 23 km de vias urbanas, abrangendo um total de 57 ruas.

 

Durante o evento, o governador Paulo Dantas destacou a importância dessas obras para o desenvolvimento socioeconômico da região e o compromisso do governo em investir em infraestrutura e saneamento básico.


"Essas obras são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável de Delmiro Gouveia. Estamos empenhados em levar mais água e saneamento para todas as regiões de Alagoas", afirmou Paulo Dantas.


O secretário Mosart Amaral (Desenvolvimento Urbano) destacou que as obras do Minha Cidade Linda e Pró-Estrada têm mudado a realidade das cidades alagoanas.

 

“Esses programas que inauguramos obras hoje mudam a vida da população, porque antes eram ruas sem pavimentação e agora tem asfalto novinho. Com o Minha Cidade Linda a gente transforma uma região e ainda entrega novos espaços de lazer para os moradores”, disse. 

Mais Água Alagoas em Delmiro

 

Além das inaugurações, o governador Paulo Dantas anunciou o investimento no programa Mais Água Alagoas, que visa a realização de obras de esgotamento sanitário e a expansão do abastecimento de água na região. O programa promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos habitantes de Delmiro Gouveia e regiões adjacentes.

Também estiveram presentes o secretário Hugo Leahy (Relações Federativas), o deputado estadual Remi Calheiros, além de secretários municipais.

sábado, 20 de julho de 2024

Governador Paulo Dantas garante investimentos para infraestrutura e educação de Carneiros


 

 Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas deu continuidade à agenda de investimentos nos municípios alagoanos, na última sexta-feira (19). Em Carneiros, no Sertão, o chefe do Poder Executivo inaugurou uma praça revitalizada pelo programa Minha Cidade Linda, assinou a ordem de serviço para o início das obras do programa Pró-Estrada e autorizou a construção de uma nova escola com 12 salas de aula através do programa Escola do Coração. Além disso, a comunidade também teve acesso facilitado à Carteira de Identidade Nacional (RG) durante um Dia D especial.


Para o governador, as ações do Estado contribuem para a melhorar a vida das pessoas.


"Venho colocando toda a minha energia e motivação para trabalhar pensando em melhorar a vida das pessoas. Continuar fazendo essa gestão humanizada e solidária. E em Carneiros não é diferente.  Essa parceria com o prefeito Neguinho [Geraldo Filho] sempre ajudou a população e vamos continuar trabalhando em prol do município. Estamos trabalhando para que Carneiros tenha a infraestrutura e os serviços que sua população merece. Essas obras e ações vão contribuir para o progresso do município e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas"", disse.

A parceria com o Governo de Alagoas foi destacada pelo prefeito Geraldo Filho. "Hoje é um dia muito especial. Temos a parceria certa para fazer Carneiros crescer. Por isso que conseguimos fazer o nosso município se desenvolver nos últimos anos. Carneiros é grata ao Governo de Alagoas por todos os investimentos em nossa cidade. Esses recursos são essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade. Com a parceria do Governo do Estado, estamos conseguindo realizar obras e ações que beneficiam diretamente a vida de todos os carneirenses”.  

 

A praça Cria oferece um espaço moderno, convidativo e seguro para os moradores de Carneiros. O local conta com áreas verdes, com academia de ginástica ao ar livre, espaço de convivência e área com brinquedos infantis, proporcionando um ambiente ideal para o lazer, prática de atividades físicas e momentos de confraternização. A obra, que teve um investimento de R$ R$ 153 mil, por meio do tesouro estadual, faz parte do programa Minha Cidade Linda do Governo do Estado, que visa requalificar espaços públicos em municípios alagoanos, levando mais qualidade de vida para a população.

Pró-Estrada

O programa Pró-Estrada vai garantir a pavimentação asfáltica de diversas ruas em Carneiros. As estradas terão sinalização vertical e horizontal, além de quebra-molas, numa extensão de 2 quilômetros pelas ruas do município. O investimento de R$ 1,1 milhão vai garantir mais segurança e trafegabilidade para motoristas, pedestres e ciclistas, impulsionando o desenvolvimento local.


Escola do Coração

A educação das crianças e jovens de Carneiros terá um grande impulso com a construção de uma nova escola do programa Escola do Coração. A unidade terá 12 salas de aula, biblioteca, laboratório, salas de informática e do grêmio, bicicletário, pátio coberto, cozinha completa, estacionamento, quadra poliesportiva coberta com vestiários, entre outros espaços, oferecendo uma estrutura completa e moderna para o ensino de qualidade. A obra, orçada em um pouco mais de R$ 12 milhões representa um compromisso do Governo do Estado com o a educação de Alagoas.


A unidade está entre as 56 novas escolas a serem construídas pelo Programa Escola do Coração, um investimento de cerca de R$ 500 milhões que beneficiará mais de 57 mil estudantes e gerará aproximadamente três mil empregos diretos em todo o estado de Alagoas.

"Com muita alegria que retornamos ao município de Carneiros. Aqui a educação é muito forte. Viemos assinar a construção de mais uma unidade escolar da rede estadual em tempo integral com direito a cinco refeições por dia.  Já visitei o terreno onde a escola será construída e a partir de segunda-feira ela começa a ser construída e dentro de seis meses faremos a entrega. Vamos construir 56, pois já estamos com dinheiro na conta e isso será um avanço para a educação do estado", disse a secretária de Educação, Roseane Vasconcelos.

 

Mais Água

Na área de saneamento, o governador anunciou investimentos no Programa Mais Água Alagoas, que prevê obras de esgotamento sanitário, melhorias no abastecimento de água e substituição de hidrômetro. A concessionária Águas do Sertão estima um investimento superior a RS 1 milhão em fornecimento de água e saneamento até o final de 2024.


Dia D da Carteira de Identidade

Para garantir que todos os cidadãos de Carneiros tenham acesso à Carteira de Identidade Nacional (RG), o Governo do Estado promoveu um Dia D na cidade. Os serviços foram oferecidos gratuitamente na quadra poliesportiva do município, facilitando a regularização documental da população e o exercício da cidadania plena.

 

 

 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Governo de Alagoas lança segunda-feira Programa de Aquisição de Alimentos a ser executado em 2024

 

 

Letícia Cardoso /Ascom Emater e Tatiane Bastos / Ascom Seagri

O Governo de Alagoas lança, nesta segunda-feira (22), no estacionamento do Palácio República dos Palmares, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a ser realizado em 2024. A estimativa é de beneficiar mais de 600 mil pessoas através da doação de alimentos para as mais de 450 entidades cadastradas. A iniciativa é executada pelo Instituto para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), desde 2016.


Além de atuar no combate à fome e vulnerabilidade social, o PAA incentiva a agricultura familiar, uma vez que a compra dos alimentos a serem doados é feita diretamente desse público. Para este ano, 1500 agricultores foram realizados como fornecedores de alimentos, distribuídos em 82 municípios de Alagoas. Para esse ano, o programa terá um investimento de mais de R$ 6,2 milhões, recurso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 


O lançamento desta segunda dará início às entregas do ano corrente, onde, na oportunidade, cerca de 20 toneladas de alimentos serão entregues para 20 instituições de Maceió. A estimativa é que, ao todo, mais de 2.300 toneladas sejam adquiridas para doação. 

A secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, lembra que a segurança alimentar é uma das prioridades do Governo de Alagoas e a doação de alimentos junto ao PAA é uma iniciativa que tem impacto tanto no desenvolvimento econômico dos agricultores quanto na alimentação das famílias. 


“A produção de alimentos na agricultura familiar é uma das estratégias que mais têm peso no combate à fome. Quando fazemos a aquisição desses produtos para o PAA, estamos distribuindo renda para os agricultores familiares, dando espaço para escoar a produção e incentivando a permanência na atividade. E são esses alimentos que chegam na mesa dos alagoanos que mais precisam, diminuindo a insegurança alimentar e nutricional das famílias”, destaca a secretária. 


Este ano, o PAA contará com três portarias distintas:  Portaria nº 138: Cozinhas Solidárias - com aporte de R$ 762 mil; Portaria nº 931: Quilombolas – com aporte de R$ 1,5 milhões;  Portaria nº 150:  com aporte de R$ 4 milhões. A primeira é uma novidade no programa e tem como público-alvo aquelas instituições que promovem o preparo e distribuição de alimentos. 


“A Emater está há 7 anos tocando a execução do PAA, através da modalidade de doação simultânea, em Alagoas. Essa é uma iniciativa que caminha de mãos dadas com as prioridades do Governo de Alagoas, em consonância com o Programa Alagoas Sem Fome, e beneficia diretamente àquelas pessoas que mais precisam e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é uma oportunidade de gerar renda para os agricultores familiares que se beneficiam com a venda de produtos”, ressalta Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Hospital Regional da Mata realiza mais de 170 mil procedimentos hospitalares no primeiro semestre de 2024


 

 Fabiano Di Pace - Ascom Sesau

O Hospital Regional da Mata (HRM), situado na cidade de União dos Palmares, fechou o primeiro semestre deste ano com 171.155 procedimentos hospitalares realizados. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a que a unidade hospitalar é vinculada.


Nesses primeiros seis meses do ano, o HRM realizou 1.351 cirurgias, além de 26.742 atendimentos de urgência e emergência. Também foram realizados 4.966 atendimentos ambulatoriais, 112.219 exames laboratoriais, 323 internações pediátricas e 2.912 internações adultas.


Com relação ao número de partos, a unidade hospitalar realizou 759, sendo 459 partos normais e 300 cesáreas. “São números consistentes que mostram o trabalho e confiança que o hospital conquistou em seus três anos e meio de existência, prestando serviços para a população de União dos Palmares e região”, destacou a diretora geral do HRM, Geany Vergeth.

Histórico

O HRM foi construído pelo Governo de Alagoas, por meio da Sesau, e inaugurado no dia 5 de dezembro de 2020, sendo a maternidade aberta no dia 1º de dezembro de 2022. O hospital é porta aberta para urgência e emergência e é especializado em clínica médica, ortopedia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral e cardiovascular, nefrologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, radiologia e cardiologia. 


A unidade hospitalar também realiza exames laboratoriais e de imagem, como tomografia, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma e ecocardiograma.

“O HRM se estabeleceu como uma referência regional para as cidades da região da Zona da Mata, sendo gerenciado pela Sesau, tendo conquistado a credibilidade da população, devido ao trabalho e dedicação em que seus profissionais atuam”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

 

quarta-feira, 17 de julho de 2024

PREVIDÊNCIA EM “HOME”

 

 

(*) Por Paulo César Régis de Souza
 
Nossas autoridades, especialmente nosso queridíssimo ministro da Previdência Social, despacham em gabinetes, climatizados com ar-condicionado, várias secretárias, assessores, garçons, equipamentos de primeira linha, entre outros benefícios que os cargos requerem.
 
No entanto, aqueles que carregam a instituição INSS, cuja carga é demasiadamente pesada, são os servidores com salários aviltados, sem previsão de aumento, utilizando seus próprios equipamentos, tudo em suas casas e sem custo para o governo.
 
Esses servidores foram surpreendidos por meio da imprensa, de que terão de retornar ao trabalho presencial nas agências da previdência a partir de agosto.
 
Observe-se que essas agências, totalmente sucateadas, sem material algum, sem segurança e principalmente sem equipamentos, não terão nenhum prazo para as devidas reformas e adaptações para o recebimento desses servidores.
 
Mas, mesmo em condições precárias, terão que cumprir as metas estabelecidas para receberem o bônus e a tarefa de diminuir o represamento de quase 2 milhões de benefícios.
 
Para uma previdência que necessita de 30 mil servidores e hoje tem apenas 19 mil, penso que terá o governo que achar uma fórmula mágica para suprir o déficit de 11 mil necessários, com as devidas condições de produtividade presencial.
 
Vemos diariamente a distribuição de verbas públicas para várias áreas governamentais. Por que somente a previdência é a prima pobre? Por que somente a previdência é deficitária? Que falta dizer que o agro não paga previdência, mas que a previdência urbana é superavitária?
 
Não, senhoras e senhores, não aceitamos ser o patinho feio, não aceitamos ser servidores de segunda categoria.
 
Somos 70% de servidores com nível superior. Não aprendemos previdência em bancos escolares, mas sim no dia a dia nos balcões da Instituição.
 
Os servidores, os milhares de trabalhadores e aposentados que pagaram e pagam a previdência, não merecem ser tratados com descaso. Volto a afirmar, não precisamos de uma nova reforma da previdência. Precisamos sim e urgentemente de uma reforma interna do Ministério da Previdência, com participação dos servidores, para que haja uma gestão mais eficiente.
 
Precisamos de concurso público, para o preenchimento das 11 mil vagas de servidores que se aposentaram.
 
Precisamos reformar e reestruturar as agências da previdência, equipando-as modernamente para que seja viável o atendimento efetivo e célere dos seus beneficiários, inclusive com adequação às normas de acesso previstas para atender as pessoas com deficiência, tanto internas como externas.
 
Precisamos estabelecer uma uniformidade de procedimentos, através de compliance, com comissão devidamente designada para esse trabalho.
 
Precisamos de um projeto para buscar os 40 milhões de trabalhadores, que estão na informalidade e que na velhice irão se aposentar.
 
Precisamos de melhor preparação para os gestores, buscando que os mesmos tenham um olhar mais social para os nossos velhinhos e beneficiários da previdência social.
 
Paciência e perseverança têm um efeito mágico e é o que faz o servidor da previdência diferenciado!
(*) Paulo César Regis de Souza é vice-presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social.