sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PIB 2021: Alagoas apresenta estimativa de crescimento de 6,50%, aponta Seplag


 

Letícia Pascoalino

O Governo de Alagoas divulgou, nesta quinta-feira (30), os dados referentes à estimativa anual até o terceiro trimestre de 2021 do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que é responsável pelo levantamento junto ao IBGE.

De acordo com os dados apresentados, estima-se um crescimento de 6,50%, em relação ao mesmo período de 2020. O avanço é justificado pelo resultado positivo em todos os setores: Agropecuária (9,82%), Indústria (7,89%) e Serviços (5,39%). 

“Alagoas foi o estado que sofreu menor queda do PIB em 2020 e a estimativa para 2021 também é muito boa. Além disso, foi um dos poucos estados brasileiros que fechou 2020 com mais empregos formais do que o ano anterior, isso é reflexo de uma economia que se mostra estável e que não apresenta grandes variações”, pontuou o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Robson Brandão, explica que a estimativa trimestral do PIB é uma análise de curto prazo para entender como está a conjuntura econômica do estado.

“A cada dois anos, o IBGE faz o cálculo consolidado e esse resultado estimado pode sofrer variação. Isso ocorre porque há uma dinâmica na economia e os dados podem variar, mas de forma geral o resultado final é bem próximo à estimativa, já que os dados utilizados para o cálculo da estimativa são encontrados nas bases do IBGE e do Ministério do Trabalho e Emprego", esclareceu. "A equipe faz a coleta destas informações e aplica em metodologia indicada pela literatura para auxiliar o estado a identificar como está o comportamento da economia alagoana", complementou o superintendente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário