quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Referencial Curricular de Alagoas será apresentado nesta quarta-feira (31)

Documento abrange educação infantil e ensino fundamental; solenidade de entrega ao Conselho Estadual de Educação acontece no Palácio do Governo

Compartilhe:
Referencial curricular contempla conteúdos da educação infantil e ensino fundamental
Referencial curricular contempla conteúdos da educação infantil e ensino fundamental Valdir Rocha
Texto de Manuella Nobre

Construído por meio de regime de colaboração entre Estado e municípios alagoanos, o Referencial Curricular de Alagoas da educação infantil e ensino fundamental será apresentado nesta quarta-feira (31), no Palácio do Governo, às 9h30. O documento será entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE) no auditório Aqualtune.
O Referencial Curricular reúne os conteúdos a serem ministrados nestas duas modalidades de ensino nas redes pública e particular. O documento passou por ampla consulta pública, participação e contribuição das comunidades educativas dos 102 municípios de Alagoas e, agora, será analisado pelo Conselho Estadual de Educação com base na Resolução CNE/CP n 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Após a análise, o Conselho emitirá parecer e resolução para o Sistema Estadual de Ensino de Alagoas. Aqui no estado, o processo de construção aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselho Estadual de Educação (CEE).
Todos os esforços empreendidos têm como objetivo definir um documento para o território alagoano com base nos documentos curriculares dos sistemas de ensino municipais e estadual, para nortear o trabalho docente nas escolas de Alagoas.
De acordo com a equipe responsável, a implementação da BNCC e do Referencial Curricular de Alagoas tem o seguinte cronograma: estruturação da governança da implementação (2018); estudo das referências curriculares (2018); (Re) elaboração curricular (2018); formação continuada (2019); revisão dos projetos político pedagógicos (PPP) e materiais didáticos (2019); além de avaliação e acompanhamento de aprendizagem (2019).
“A BNCC destas duas modalidades foi homologada no final do ano passado e, aqui em nosso estado, teremos até 2019 para implementar o nosso referencial”, explica o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário