quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Comunidade LGBTQIAPN+ recebe 1 tonelada de alimentos do programa Alagoas Sem Fome

 

Tainá Luz / Alagoas Sem Fome

Com o objetivo de combater a desnutrição entre os alagoanos em vulnerabilidade social, o programa Alagoas Sem Fome realizou, nessa quarta-feira (14), mais uma doação de alimentos não perecíveis. A 22ª instituição beneficiada com uma tonelada de alimentos foi o Grupo Gay de Maceió (GGM), com sede na Chã da Jaqueira.

 

O instituto contemplado está regularmente cadastrado na Nota Fiscal Cidadã e atua na promoção de políticas públicas e garantia dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

 

A entrega foi fundamental para proporcionar comida na mesa das famílias assistidas pela organização não governamental.

 

“O objetivo aqui é acolher toda a diversidade e essa doação do Alagoas Sem Fome vai alcançar todo o movimento e ainda chegará às famílias das grotas do entorno”, retratou o presidente Messias da Silva Mendonça.

 

A parceria do Estado com a instituição é permanente e integra diversas pastas para o fomento de ações direcionadas à comunidade LGBTQIAPN+, entre elas as secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e de Cultura e Economia Criativa (Secult), pasta que arrecadou os alimentos doados ao GGM por meio da campanha de solidariedade entre os servidores estaduais.

“Nós estamos muito felizes em trazer dignidade para as famílias alagoanas e o Alagoas Sem Fome tem esse grande objetivo. Costumo dizer que a cultura alimenta a alma e aqui nós estamos trazendo alimentos para essas famílias que tanto precisam e tanto merecem”, relatou, durante a entrega, o secretário interino de Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Milton Muniz.

 

A ação também foi acompanhada pelas secretárias Maria Silva, da Mulher e Direitos Humanos; e Alice Beltrão, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 



quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Atendimento cardiológico no HGE salva vidas com agilidade e eficiência


 

 

 Thallysson Alves

A cardiologia é uma das especialidades do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O cardiologista assiste cidadãos que sofrem com alguma patologia no coração ou no sistema circulatório, a exemplo do motorista aposentado Eronaldo Gomes dos Santos, de 60 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio e recebeu atendimento imediato na maior unidade hospitalar do interior do Estado. 

 

“Neste Dia do Cardiologista, não posso deixar de parabenizar esses profissionais que salvaram a minha vida. Eu tive uma dor muito forte no peito quando saí de casa com meu filho, em Pilar. Levaram-me para o hospital da cidade, que ao observar a gravidade me encaminhou o mais rápido que puderam para o HGE. Foi aqui que encontrei os melhores cardiologistas, aqueles que permitiram agora contar a minha história”, disse Eronaldo, pai de cinco filhos.

Ele lembrou que desde quando descobriu ter hipertensão e diabetes, passou a ir com mais regularidade à consulta com o médico-cardiologista. A “pressão alta” e o “excesso de açúcar no sangue” são doenças silenciosas que se não forem tratadas podem causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Eronaldo confessa que o infarto foi consequência da combinação de maus hábitos.

 

“Sempre gostei de vaquejada, mas não pratico com regularidade. Nunca gostei de atividade física. Como de tudo, gosto de cerveja, mas estava sempre atento à minha glicemia e à pressão arterial. Essa dor horrível me surpreendeu e hoje eu dou graça ao meu bom Deus por Ele ter me protegido e permito contar com um hospital tão bom como esse HGE”, enalteceu o patriarca na companhia de sua esposa.

 

Depois da angioplastia, Eronaldo fará um cateterismo para reavaliar a sua situação clínica. Quando receber alta médica, ele deseja voltar para casa e adotar um novo estilo de vida, baseado diretamente nas recomendações que serão dadas na alta médica. Entre as novidades, o patriarca garante que estará uma dieta mais saudável, a continuidade com as suas medicações e a inclusão de alguma atividade física.

“O nosso paciente conta com uma equipe multidisciplinar qualificada e equipamentos necessários para o melhor diagnóstico. O HGE também é referência em Cardiologia, oferecendo aos seus pacientes ecocardiograma, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, raio-X, cateterismo cardíaco e exames laboratoriais. Com todos esses recursos, somados a outros disponíveis na Rede Estadual de Saúde, podemos afirmar que a nossa linha de cuidado está entre as melhores de Alagoas”, destacou o coordenador da Cardiologia do HGE, médico Alex Vieira.

 

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Gestores da Casal conhecem funcionamento da estrutura do Canal do Sertão

Evilásio Almeida - Ascom Casal

 A vice-presidente Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, conheceu in loco, na última sexta-feira (9), partes da estrutura que compõem o Canal do Sertão, a partir do município de Delmiro Gouveia. A visita técnica teve início na estação de captação e na casa de bombas, em seguida num trecho onde está sendo instalada uma barreira de contenção para impedir a entrada de macrófitas aquáticas, em área do povoado São José, e foi encerrada no marco zero, localizado na região da Barragem Leste.


O Canal do Sertão que capta água do Rio São Francisco, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, está inserido no programa Mais Água Alagoas e terá a gestão da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Casal, a partir de janeiro de 2025. No momento, a Companhia segue, até o final deste ano, com o cadastramento de agricultores e proprietários de terra que pretendem utilizar o referido curso de água. 

Para Petri, a visita foi fundamental para se conhecer as engrenagens e funcionamento do canal.


“Viemos aqui para fazer uma inspeção na estação de bombeamento e trechos que já possuem ligações para o uso da água. Observamos que temos muito trabalho pela frente, como por exemplo, limpeza de toda a área que dá acesso ao canal (nas duas margens), manutenção para evitar danos na estrutura e vigilância permanente. A Casal está se preparando para assumir a gestão operacional a partir de janeiro do próximo ano”, enfatizou. 

Também participaram da visita o superintendente Agreste e Sertão, Judiron Pena, os assessores Carlos Lyra e Renato Paes, da VPO, além de representantes de comunidades locais.


Com quatro etapas concluídas, a construção do canal já atingiu 123,4 quilômetros de extensão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3, do Governo Federal. No dia 9 de maio deste ano, o presidente Lula, com o governador Paulo Dantas, assinaram a Ordem de Serviço do Trecho 5. 

A nova etapa da obra vai se estender até o km 150 e abastecer quem vive na zona rural dos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, com investimentos que ultrapassam R$ 565 milhões. Quando estiver totalmente concluído, o Canal do Sertão terá 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

HGE salva a vida de criança de 1 ano e família retorna à unidade hospitalar para agradecer aos servidores

 

Thallysson Alves / Ascom HGE

Se você ainda tem dúvidas que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, salva vidas, então conheça a história de João Miguel do Nascimento Vilar, de um aninho. Ele foi admitido no último dia 29 de fevereiro com crise convulsiva, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, se recuperou, recebeu alta médica e, na sexta-feira (9), retornou com seus pais à principal unidade de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para agradecer por todo a atenção que recebeu quando esteve aos cuidados da equipe multidisciplinar.

 

“Ficamos aqui mais de 43 dias e fomos muito bem atendidos. O pessoal daqui cuidou muito bem dele. E agora, com ele recuperado, decidimos voltar para agradecer a esses profissionais que foram nota mil com a gente. É um pessoal muito qualificado, que assistiu muito bem o nosso filho, então tínhamos vontade de dar o nosso abraço em cada um por terem ajudado a devolver o nosso bebê”, explicou a mãe da criança, Danielle do Nascimento, de 38 anos.

 

A família reside no bairro do Vergel do Lago, na capital alagoana, com outros dois filhos. O seu pai, o barbeiro Cicero Vilar, de 38 anos, afirma que se não existisse o HGE não sabia o que poderia ter acontecido com o seu filho. Até porque, segundo ele, no momento da alta médica, a equipe médica concedeu orientações e encaminhamentos necessários para investigar a causa das convulsões. Ou seja, o menor continua sendo assistido, mesmo em casa, pela Rede Hospitalar Pública do Estado.

 

“Ele está sendo acompanhado também no Hospital da Criança [de Alagoas] pela Cardiologia e Neurologia e os exames que já realizamos não demonstraram alterações. Graças a Deus está tudo bem! Por isso a nossa eterna gratidão a esses profissionais que atuam aqui no HGE. Eles abraçaram a gente quando mais precisávamos. Devolveram uma das alegrias do nosso lar e o sorriso do meu filho não tem preço”, acrescentou o pai de família.

 

A surpresa foi motivo de alegria para os servidores que estavam de plantão no hospital de Média e Alta Complexidade. A enfermeira Taciana Veiga salienta que João Miguel é uma criança cheia de luz, que acalenta o coração de qualquer pessoa. Segundo ela, saber que um paciente com o quadro de saúde grave agora segue a vida espalhando amor, é um importante combustível para os profissionais.

 

“Com o exemplo dele, a gente entende que o trabalho técnico e humano, com grande amor, resulta nisso aí, olha. E a gente só sente orgulho e gratidão”, respondeu, com emoção, à família na companhia de outros servidores do setor que também nutrem o mesmo sentimento de satisfação.

domingo, 11 de agosto de 2024

PM de Alagoas expõe boas práticas de policiamento no Salão do Turismo no RJ

 

 

Fernanda Alves / Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) marcou presença esta semana no Salão Nacional do Turismo 2024, no Rio de Janeiro. O CPRM esteve representado pelo seu subcomandante, tenente-coronel Iraque Agnnes e pelo oficial de Planejamento, major Alucham Fonseca.

Os oficiais participaram do evento paralelo denominado Encontro de Segurança Turística, juntamente com outras Unidades Federativas, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. 


“Foi uma oportunidade de divulgar as boas práticas executadas pela Polícia Militar de Alagoas sobre a temática de Policiamento Turístico. Apresentamos o que foi desenvolvido na Operação Integrada Orla Segura e também a Operação Verão. Demonstrando os bons índices desenvolvidos em ocorrências na orla da capital”, explicou o tenente-coronel Hiraque.




Para o major Fonseca, o encontro oportunizou integração e compartilhamento de experiências . “Foi um momento importante para apresentar nossas boas práticas e aprender com as boas práticas dos outros estados. Dessa forma, adequar aquilo que for possível  ao nosso planejamento do policiamento nas áreas turísticas e, notadamente, na Operação Verão”, sintetizou o major.


Salão do Turismo


O Salão do Turismo do Brasil é organizado pelo Ministério do Turismo, e reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. A edição 2024 aconteceu entre os dias 8 e 11 agosto, no Riocentro, Rio de Janeiro

sábado, 10 de agosto de 2024

Polícia Civil de Alagoas participa do maior evento de turismo do Brasil

 

 

Luciano Costa / Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas, através da Delegacia de Proteção ao Turista (DPtur), participa do Salão Nacional do Turismo 2024, que está acontecendo no Riocentro, entre os dia 8 a 11 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, e tem como objetivo promover os destinos turísticos de todo o país.


A feira é realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur), em uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura do Rio.


A delegada Luci Mônica, titular da DPtur e o agente de polícia Antônio de Pádua, coordenador da Oplit, estão representando a PC alagoana no evento. 


Nesta sexta-feria (9), a delegada Luci Mônica também realizou uma visita nos Consulados dos Estados Unidos e do Reino Unido, visando viabilizar ações práticas nas resoluções das questões envolvendo a segurança dos turistas estrangeiros que visitam o Estado de Alagoas e também fortalecer cada vez mais o turismos alagoano.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Alagoas Sem Fome entrega uma tonelada de alimentos em Boca da Mata

 

 

Tainá Luz / Ascom Alagoas Sem Fome

Para reafirmar o compromisso no combate à fome, o Governo está realizando diversas entregas de alimentos não perecíveis arrecadados pelo programa Alagoas Sem Fome. Nessa sexta-feira (9), a Associação dos Deficientes Físicos e Sensoriais de Boca da Mata (Adefisbom) foi mais uma beneficiada com uma tonelada de alimentos e 50kg de leite em pó que reforçaram a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade social. 


A Adefisbom, que tem como propósito lutar pela garantia dos direitos e promover a inclusão das pessoas com deficiência, foi a 21ª instituição contemplada com essa ação do programa. O instituto atende 600 alagoanos por meio dos serviços de marcação de consulta, entrega para órtese e prótese e encaminhamento para o mercado de trabalho. “Hoje, um quilo de alimento vale muito para várias famílias atendidas aqui na associação. Esse é um projeto lindo, feito com amor, é realmente fazer política pública e ajudar ao próximo”, descreveu alegre a coordenadora da instituição Kadja Carolyne.

Para a secretária Arabella Mendonça, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que acompanhou a ação, essa entrega é mais um passo para o fortalecimento do programa Alagoas Sem Fome. “Expandir essas entregas para o interior do estado é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade”, enfatizou.


Os alimentos entregues foram arrecadados por meio da campanha de solidariedade realizada pelos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda, que resultou em mais de duas toneladas de mantimentos. Além disso, somando na luta contra a insegurança alimentar, o leite em pó doado foi proveniente da parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Hospital do Coração Alagoano é o primeiro do Estado a adotar ultrassom para diagnóstico nutricional em pacientes

 

 

Neide Brandão / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, está na vanguarda da inovação quando o assunto é o diagnóstico nutricional. A introdução do ultrassom para avaliação da composição corporal de pacientes críticos marca o primeiro uso deste tipo de diagnóstico em hospitais do Estado e promete revolucionar a forma como os profissionais de saúde abordam a nutrição em ambientes de cuidados intensivos.

 

A coordenadora da Nutrição da unidade hospitalar, Sarah Oliveira, destacou a importância desta nova ferramenta. Ela explicou que a perda muscular em pacientes críticos é uma preocupação comum, devido a fatores como imobilização prolongada, estado inflamatório, gravidade da doença de base, complicações metabólicas e dificuldades na ingestão adequada de nutrientes essenciais.

 

"Nesses pacientes, o acompanhamento do estado nutricional é essencial, mas desafiador devido às limitações práticas em ambientes de cuidados intensivos. Nesse contexto, a ultrassonografia tem emergido como uma ferramenta promissora à beira leito para avaliação de massa muscular", ressaltou Sarah Oliveira.

 

A avaliação da composição corporal por ultrassom oferece uma abordagem prática, não invasiva e segura, permitindo aos profissionais de saúde a condução de intervenções nutricionais mais precisas e eficazes. De acordo com a nutricionista, o uso da ultrassonografia proporciona um acompanhamento mais detalhado dos desfechos nutricionais dos pacientes críticos, auxiliando na formulação de estratégias nutricionais que visam minimizar as perdas e promover a recuperação.

 

"A terapia nutricional tem como objetivo ser assertiva e minimizar as perdas nutricionais desses pacientes. Por isso, a equipe de nutrição, em colaboração com a equipe médica da UTI, está constantemente aprimorando a avaliação nutricional para assegurar condutas que otimizem a recuperação dos pacientes cardíacos internados no hospital", salientou Sarah Oliveira.

 

Cynthia Paes, nutricionista responsável pelo acompanhamento na UTI do hospital, enfatizou que a avaliação de composição corporal em pacientes na UTI é de extrema importância para que se acompanhem os desfechos destes pacientes dentro do ambiente. “Em geral, os pacientes precisam de um aporte nutricional mais adequado e para isso trabalhamos com indicadores e ferramentas que nos propiciam uma segurança para fazermos uma conduta mais assertiva”, pontuou.

De acordo com o médico intensivista, Thalis Braga, a ultrassom veio para somar com o trabalho já feito em UTI. “Agora não precisamos mais levar pacientes graves e entubados para realizar exames fora da área. Hoje avaliamos via ultrassom beira leito, que, neste caso, observa, através dos músculos do paciente, se está se alimentando bem ou não, pontuando uma melhora ou piora e evidenciando a qualidade da assistência do paciente”, explicou.

 

Beneficiado

 

O ex-jogador de futebol do CSA, Jorge Nunes, é um dos pacientes que está sendo beneficiado pelo exame. Ele precisou de uma revascularização e se recupera na UTI.

 

“Cheguei a pensar se faria ou não o procedimento cirúrgico, acredita? Mas o médico me alertou que era uma escolha entre viver ou não. Eu estava tendo uns picos de pressão todas as noites há mais ou menos dois anos. Nos exames foi constatado vários entupimentos e daí a necessidade da cirurgia. Sou muito grato a este hospital e ao cuidado comigo. Aqui tem os melhores e toda a tecnologia disponível! Até minha alimentação é avaliada por ultrassom! E eu tenho me saído muito bem, segundo os especialistas”, falou sorrindo.

 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Hospital Regional do Alto Sertão mobiliza população para doar sangue ao Hemoal


 

 

 Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, em parceria com as sete secretarias municipais de Saúde da X Região de Saúde, vem promovendo ações para incentivar a doação de sangue. O objetivo é manter estabilizado o estoque da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que fornece sangue e hemocomponentes para a região onde a unidade hospitalar está situada.

 

Para isso, o serviço de Hemovan (transporte de van) do Hemoal é acionado, viabilizando que os moradores do Alto Sertão possam comparecer às coletas externas que vêm sendo realizadas no HRAS. Segundo o diretor-geral da unidade, Carlos Augusto dos Anjos, a ação vem sendo potencializada, devido à necessidade contínua de bolsas de sangue para atender a demanda transfusional dos pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos.

 

“Fizemos toda articulação com os municípios e com o Hemoal Arapiraca, agendando datas e repassando orientação para as equipes das secretarias municipais de Saúde e a população. E já estamos colhendo os frutos dessa ação, recebendo a quantidade necessária de hemocomponentes e atendendo com mais tranquilidade às demandas do HRAS”, ressaltou.

O diretor salienta, ainda, que a ação solidária representa um esforço conjunto entre as secretarias para enfatizar a importância da doação. “Fomentar essas parcerias têm nos possibilitado grandes avanços, desde a oportunidade na resolução de problemáticas, diminuição nas taxas de absenteísmo nos procedimentos ambulatoriais e, consequentemente, humanização e melhoria na qualidade do atendimento à população”, pontuou.


A supervisora da Agência Transfusional do HRAS, biomédica Nayara Barbosa, destacou a importância da parceria do hospital com as cidades para captação de doadores de sangue. Ela explicou, também, que cada secretaria municipal de Saúde foi orientada sobre os critérios da doação. 

 

“Sabemos que há muitas pessoas que têm vontade de doar sangue, mas, por morar distante, às vezes, não conseguem se locomover até a unidade. Por isso, a parceria com os municípios circunvizinhos é fundamental para facilitar a captação de doadores”, frisou. 

Para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. As pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento. Segundo o Ministério da Saúde (MS), para os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos.

 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Transplantes de órgãos em Alagoas têm aumento de 50% nos primeiros sete meses deste ano

 

 

 Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Alagoas fechou os primeiros sete meses deste ano com um aumento de 50% no número de transplantes de órgãos realizados, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O balanço, que mostra um saldo positivo, foi divulgado nesta terça-feira (6) pela Central de Transplantes, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). 


Segundo os dados apresentados pela Central de Transplantes, entre janeiro a julho deste ano, foram realizados 72 transplantes, sendo 65 de córneas, três de rim e quatro de fígado. Já no mesmo período do ano passado, foram 48 transplantes efetivados, sendo 42 de córneas, quatro de fígado e dois de rim.

“Esses números atestam o esforço das equipes de captação de órgãos para conscientizar a população, bem como, o número cada vez maior de famílias que entendem a importância de autorizar a doação, mesmo em meio ao momento de dor que representa a perda de um ente querido”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos.


Ela lembrou que apenas os familiares podem autorizar a doação de órgãos do ente querido que teve morte encefálica. “Desse modo, a pessoa que tiver o desejo de doar, deve comunicar à família, conscientizando-a para que compreenda e compartilhe a relevância da doação de órgãos, em casos de morte encefálica”, explicou.

Lista de Espera 


Em Alagoas existem, atualmente, ainda conforme a Central de Transplantes, 547 pessoas na fila de espera por uma doação de órgãos. Deste total, 513 aguardam por uma córnea, quatro por um fígado e 30 por um novo rim.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a gestão estadual tem se empenhado em ampliar o número de captações de órgãos, visando reduzir a fila de espera.


A gestão de saúde tem realizado um esforço grande em campanhas de conscientização e na capacitação de profissionais. Com isso, Alagoas cresce em seu potencial de transplantes realizados e no número de vidas salvas”, reforçou o gestor.a

 

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Governo de Alagoas avança na interiorização com nova Central Já, em Marechal Deodoro

 

 

 

 Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A população de Marechal Deodoro terá mais facilidade de acesso aos serviços do Governo de Alagoas e de órgãos parceiros com a inauguração, nesta segunda-feira (5), da nova unidade da Central Já!, localizada na Carajás Home Central, distrito de Massagueira.


 

A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, e o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, estiveram presentes à entrega da nova unidade, que deve atender cerca de 40 mil pessoas em um ano de funcionamento, de acordo com a Superintendência do Atendimento Cidadão ( SAC) da Seplag. A secretária Paula Dantas lembrou que a Central Já de Marechal é a 11° entregue pelo governo do Estado. 

 

"Estamos interiorizando e descentralizando os serviços, e isso é muito importante para que a população do interior, da zona rural, tenha acesso a esses serviços. Por isso que a gente fez também uma inovação que é o agendamento de forma online, no novo sistema do Já, onde se faz um cadastro rápido de poucos segundos mesmo, chega nem a ser um minuto e você já pode marcar seu agendamento. E  brevemente nem precisará sair de casa para ter acesso a esses serviços", destacou a secretária.


Pilar


Outra novidade anunciada pela secretária é que a próxima Central Já vai ser inaugurada em Pilar, dentro de quatro meses, e está sendo desenvolvido um aplicativo que faz parte do Programa Alagoas Mais Digital para facilitar o agendamento dos serviços, além de implantar o sistema do Já Itinerante. Para o secretário Vitor Pereira, a inauguração da Central Já em Marechal Deodoro é mais uma importante conquista para o povo alagoano.


"Isso mostra como o governador Paulo Dantas tem investido muito em bons serviços públicos. O Já integra vários serviços públicos: Detran, Instituto de Identificação, vários serviços reunidos para que a população não precise sair de Marechal Deodoro, com isso a população ganha tempo e tem mais praticidade", ressaltou o secretário de Governo.

"A Secretária Paula Dantas inovou porque agora nós vamos fazer a reserva, o agendamento por meio digital. E tudo isso faz parte também de um outro programa do governo, que é o Alagoas Mais digital, coordenado pela Seplag, que vai fazer com que o Estado de Alagoas entre num novo momento, que é a digitalização de todos os serviços públicos na educação, na saúde, na assistência social", destacou o secretário.


O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (Cacau), afirmou que a inauguração da Central Já acontecia num dia muito especial para a Marechal Deodoro, que completa 433 anos da sua fundação.

 

"Hoje temos motivo para comemorar, tanto a data festiva, como a ação como essa, envolvendo o Estado em parceria com a prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, trazendo para a Marechal Deodoro os serviços públicos para mais próximos da sua comunidade, numa área estratégica, em Massagueira, que tem hoje mais de 13 mil habitantes e, pela rodovia AL-101 Sul, passam diariamente 17 mil veículos. Então imagina quantas pessoas vão poder utilizar dos serviços públicos", observou o prefeito.

 

Municípios Com a nova Central Já de Marechal Deodoro, o Estado passa a contar agora com 11 unidades de atendimento ao Cidadão Já, em sete municípios.


A unidade ocupa uma área de 121,76m², com 10 guichês, oferecendo diversos serviços de órgãos parceiros à população, como o Instituto de Identificação, Detran, BRK, Sine, Sebrae e Desenvolve. Terá, ainda, sistema de rodízio com outros órgãos. Durante a inauguração, outros órgãos também participaram com ofertas de serviços, como a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), com atividades lúdicas e cadastro do Cartão Cria e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), para a emissão do Cartão do Idoso e do Cartão de Pessoas com Deficiência.


A superintendente de Atendimento ao Cidadão, Lisiane Silva, explicou que o funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. "O interessado precisa fazer o seu cadastro no sistema do Ja.al.gov.br. Faz o seu cadastro, faz o seu login, faz todos os seus agendamentos e aqui você vai ter acesso aos seus serviços. É o governo do estado mais próximo do cidadão", pontuou Liziane.

Facilita


José Carlos Freitas foi com a mulher, Isadora, para tirar a Carteira de Identidade do filho caçula, Humberto, de 10 meses. José Carlos, que mora no distrito de Barra Nova, em Marechal Deodoro, diz que a Central Já da Massagueira facilita em muito a vida dos moradores da região.

 

"Se não tivesse essa Central Já a gente teria que se deslocar até Maceió, o que dificulta muito buscar esses serviços ", ponderou José Carlos. O presidente da Carajás Home Center, Alexandre Mendonça, disse que a implantação da Central Já! faz parte da estratégia da empresa de oferecer uma gama de serviços.

 

"Ao lado de grandes parceiros, nossa intenção é proporcionar à população um hub de soluções completas, com facilidade e conforto em um único lugar, permitindo que a comunidade resolva problemas do dia a dia, indo muito além da compra de itens de construção, decoração e eletrodomésticos”, afirma Alexandre Mendonça. Até o momento, Alagoas conta com quatro Centrais de Atendimento ao Cidadão em Maceió, uma em Porto Calvo, uma em Delmiro Gouveia, uma em Arapiraca, uma em Palmeira dos Índios, uma em União dos Palmares, uma em Penedo e agora em Marechal Deodoro.

 

 

domingo, 4 de agosto de 2024

Empreendedores de Alagoas são convidados a pleitear recursos para inovar em seus negócios

 

 

 Naísia Xavier/Ascom Fapeal

Financiamento para empresários de Alagoas. Essa foi a novidade apresentada durante o Trakto Show, com recursos do Governo do Estado, do Governo Federal e do Sebrae, em dois editais que disponibilizam R$ 12,8 milhões, numa perspectiva de apoiar empresas de pequeno porte e startups locais.

 

Para incentivar o público empreendedor, o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, afirmou: “O Governo de Alagoas é o principal patrocinador do Trakto Show, justamente por acreditar na pauta da ciência e tecnologia e do empreendedorismo em Alagoas e em todo o ecossistema de inovação em nosso estado. Além de ser um dos grandes incentivadores, o Governo de Alagoas é um grande contratador da tecnologia alagoana”.

 

Um dos editais é o Startups NE, lançado em parceria com o Sebrae Alagoas, que disponibiliza aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo pouco mais de R$ 1 milhão o investimento do Sebrae, e R$ 530 mil a contrapartida da Fapeal, para empresas de pequeno porte, ou seja, aquelas que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano.

 

Vinicius Lage, superintendente do Sebrae/AL, além de destacar a participação do Sebrae Nacional, explicou a relevância da iniciativa para o Nordeste: “Conversem com quem já participou, leiam sobre as experiências, e vejam o que dá para fazer a partir da identificação de oportunidades. Aqui no Sebrae da região, a gente identificava a necessidade de um programa específico: com tanta gente criativa, e um dos maiores ecossistemas de inovação do país, no Porto Digital, nos setores de tech, no turismo, na economia de serviços, na economia urbana, como é que não teria estruturado aqui um programa para chamar de seu? Se desafiem a pelo menos disputar cada um desses editais que estão sendo colocados para vocês”, encorajou o CEO.

 

Tecnova III AL, para voos mais altos

 

O edital Tecnova III AL é viabilizado graças à contínua parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. O total disponibilizado ultrapassa R$ 11,3 milhões, sendo R$ 9,4 milhões em recursos federais e R$ 1,88 milhão em recursos do tesouro estadual. Cada projeto contratado pelo edital vai receber aproximadamente meio milhão.


João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal, explica a estratégia de lançamento simultâneo de dois editais voltados para negócios em Alagoas: “O Edital Startups NE é exatamente para esse público que nunca empreendeu e quer começar. Já o Edital Tecnova três é para quem já tem uma empresa, já está vendendo, e quer dar um salto a mais, partir para um outro estágio de evolução do seu negócio. O empreendedor vai poder fazer uma série de gastos para o desenvolvimento de um produto ou de um processo inovador. Por outro lado, a grande novidade é que, agora, também, vão receber o apoio de uma aceleradora, e de uma empresa especializada em internacionalização. Com isso, a gente espera acelerar a inserção das empresas alagoanas no mercado externo”, resumiu o gestor

 

Paulo Tenório, CEO da Trakto, declarou: “Esse é um momento emblemático para o estado de Alagoas, que coloca a Ciência e Tecnologia como uma das prioridades”.

 

O edital Tecnova III já está disponível para consulta de quem tiver interesse em se preparar para as inscrições, que a Fapeal abrirá em breve. E o edital Startups NE já está aberto para a submissão de propostas. Mais informações estão sendo disponibilizadas continuamente no site oficial da fundação (www.fapeal.br) e no perfil do Instagram @fapeal.br

 

 

sábado, 3 de agosto de 2024

Jovem senadora que vai representar Alagoas em Brasília viaja neste domingo (4)

 

 

Vítor Manoel e Cecília Calado/Ascom Seduc

A estudante Priscila Alves, da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, vai representar Alagoas na edição 2024 do Programa Jovem Senador, que começa nesta segunda-feira (5), em Brasília, estendendo-se até o próximo dia 9. Priscila embarca neste domingo (4) para a Capital Federal, às 11h10, acompanhada da professora Judy Cavalcante, que a orientou na redação vencedora do concurso que a selecionou como a representante alagoana no programa.


O programa Jovem Senador ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil a oportunidade de conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Durante uma semana, eles representam seus estados como Jovens Senadores e vivenciam a rotina de um parlamentar, apresentando inclusive projetos de lei.

Experiência transformadora

Priscila Alves foi selecionada por meio do concurso de redação que teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Ela, que recentemente integrou o grupo de 50 estudantes que participaram do programa de intercâmbio Daqui pra o Mundo, na Inglaterra, disse estar surpresa com o resultado.


 “Ainda estou em choque. Me dediquei bastante para fazer a redação, mas não esperava que ela fosse ganhar tamanha repercussão. Estou muito feliz e grata em saber que todo esforço valeu a pena”, diz ela.


Segundo Leandro Lima, gerente especial de Programas e Projetos da Rede Estadual, a experiência no Senado é um divisor de águas para a vida dos estudantes. “Programas como esse colocam os alunos como protagonistas e os incentivam a participar de maneira efetiva da nossa construção política. Isso é importantíssimo, porque, afinal, eles são o futuro do nosso país”, frisa.

Posse

Nesta segunda-feira, os 27 jovens senadores serão empossados para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador no Senado Federal. A cerimônia, na qual também ocorrerá também a eleição da mesa, começará às 10h30 no plenário da casa. Durante a semana, eles participarão de atividades que incluem a experiência da vida parlamentar, visitas guiadas, palestras e simulações legislativas.

 

 

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Alagoas é o 1º estado a firmar parceria com o Movimento Todos à Mesa


 

Severino Carvalho / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas assinou, nesta sexta-feira (2), o Protocolo de Intenções para adesão do Governo do Estado, por meio do programa Alagoas sem Fome, ao Movimento Todos à Mesa. Trata-se da primeira Unidade da Federação a estabelecer a parceria no país para instituir uma coalização entre os setores público e privado que busca a redução dos impactos causados pela fome, evitando o desperdício de alimentos e fortalecendo as redes de redistribuição.

 

A solenidade aconteceu no Salão Aqualtune, Palácio República dos Palmares, e reuniu os representantes das instituições que fazem parte da coalização. O acordo prevê a instituição de um plano de trabalho conjunto, visando maximizar o impacto socioambiental da iniciativa.

“Essa parceria do Movimento Todos à Mesa com o Estado de Alagoas é a primeira no país. Hoje a gente inaugura essa parceria com o Governo do Estado para realizar um grande diagnóstico e identificar quais são os pontos de excedentes de alimentos que ainda são bons para o consumo, porém não têm mais valor comercial, para conectar esses excedentes com organizações da sociedade civil que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social”, disse a CEO e fundadora da Connecting Food e coidealizadora do Movimento Todos à Mesa, Alcione Pereira.

 

A execução técnica do plano de trabalho ficará a cargo da Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em levar alimentos que seriam descartados por empresas às Organizações da Sociedade Civil.

“Com base nesse estudo, em aproximadamente dois meses, vamos ter um plano de ação e aí sim, na segunda etapa do projeto, a gente vai entender qual que é a melhor forma de implementar essas redes de redistribuição de alimentos, de acordo com o potencial que a gente encontrar aqui no estado”, explicou Alcione.

 

FUNDAÇÃO

 

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, às Organizações da Sociedade Civil.

“A gente sai daquele cenário somente de doação de cestas básicas na pandemia e vamos pensar numa agenda mais estruturante, por meio da iniciativa privada. Desde 2021, nós estamos aí com quase 30 empresas, dentre elas a metade das maiores empresas de produção e distribuição de alimentos do mundo, que também fazem parte do movimento. A gente sabe que a união da iniciativa privada para mover agendas da política pública faz muito sentido”, acrescentou Alcione.

 

Atualmente, a Connecting Food atende mais de 600 OSCs (Organizações da Sociedade Civil), nas 27 unidades federativas do país, abrangendo mais de 300 cidades. Até o momento, a empresa já auxiliou na redistribuição de 15,7 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 29 milhões de refeições.

 

Entre o portfólio de clientes estão: GPA, iFood, Assaí Atacadista, Carrefour, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone.

 

SOLENIDADE 

A solenidade reuniu os secretários de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy; da Fazenda, Renata Santos; da Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões; da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César; do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino; de Prevenção à Violência, Paloma Tojal; da Ressocialização e Inclusão Social, Diego Teixeira; da Comunicação, Joaldo Cavalcante; e do Turismo, Bárbara Braga.

 

Participaram também da cerimônia os representantes das empresas Assaí Atacadista, João Miguel; da Bauducco, Peterson Vogas; da Pepsico, Cristiane Lopes; do Carrefour, Délcio Sandi; e o presidente da Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), Almir Rogério da Silva; além dos deputados estaduais Silvio Camelo, Fátima Canuto e Lelo Maia.

 

 

 

 

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Governo de Alagoas, Finep e Sebrae anunciam R$ 12,8 milhões para inovação

Naísia Xavier/Ascom Fapeal

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) anunciam, nesta sexta-feira (02), às 18h, o lançamento dos Editais Tecnova III AL e Startups Nordeste, durante o Trakto Show.

O edital Tecnova III AL é viabilizado graças à contínua parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. A meta do Governo de Alagoas é apoiar até 21 empresas de qualquer porte em processos de inovação, envolvendo bens e serviços. Além disso, pela primeira vez, a chamada pública envolve recursos específicos para aceleração e internacionalização.

O total disponibilizado ultrapassa R$ 11,3 milhões, sendo R$ 9,4 milhões em recursos federais e R$ 1,88 milhão em recursos do tesouro estadual. Cada projeto contratado pelo edital vai receber aproximadamente meio milhão. O edital especifica as faixas de valores aplicáveis para cada proposta, de acordo com seus objetivos e características.

A Fapeal recomenda que os interessados acessem o edital a partir da publicação, e familiarizem-se com todas as exigências legais, contábeis e documentais, pois sem as quais as propostas não serão consideradas. Para isto, a Fundação irá publicar o edital nesta sexta-feira e informará logo mais a data de abertura das inscrições, provendo o tempo hábil de preparação que costuma ser cobrado pelo público empreendedor.

Já o edital Startups NE, disponibiliza R$ 1.560.000, sendo R$ 1.029.000 o investimento do Sebrae, e R$ 530 mil a contrapartida em recursos da Fapeal para empresas de pequeno porte, ou seja, aquelas que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano.

Neste caso, os objetivos do Governo de Alagoas e do Sebrae são: 167 negócios pré-acelerados, 53 negócios acelerados e a concessão de 40 bolsas para sócio empreendedor, no valor de R$ 6.500 por mês, durante seis meses.

O Edital Startups NE já recebe inscrições a partir da publicação da chamada no site da Fapeal (fapeal.br), nesta sexta, mesmo dia em que os interessados também podem conferir o lançamento oficial das chamadas públicas durante o Trakto Show, no Centro de Convenções, às 18h, como parte da programação para os participantes.