Objetivo é analisar as situações em desacordo ao Código de Conduta e Ética, além de apoiar e disseminar a cultura de integridade no órgão
Produtos do Compliance foram apresentados aos servidores fazendários no dia 8 de fevereiro Ascom Sefaz Texto de Layla Oliveira |
Texto de Layla Oliveira
A
Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) divulgou, no Diário
Oficial de terça-feira (26), sua Comissão de Ética e políticas de
orientação quanto à conduta de servidores da Fazenda. A iniciativa, que
visa incentivar a cultura de integridade, estava prevista no cronograma
de ações da unidade de Compliance do órgão.
A
Comissão não possui caráter disciplinar. Seu objetivo é analisar, de
forma colegiada, as situações em que o servidor possa ter descumprido o
Código de Conduta e Ética da Sefaz. Possuindo também cunho orientativo,
poderá aplicar dois tipos de sanção: a advertência ética e a censura
ética, mas sempre adotando o diálogo como instrumento de averiguação e
apuração dos fatos.
Sempre
que a conduta do servidor público da Sefaz ensejar a imposição de
penalidade, a Comissão de Ética deve encaminhar a sua decisão à
autoridade competente para instaurar o processo administrativo
disciplinar e, se for o caso, à entidade em que o servidor público
esteja inscrito, para as providências disciplinares cabíveis.
Seu
compromisso está em também buscar o cumprimento das políticas de
Compliance. São 14 documentos que orientarão integrantes da secretaria
sobre diversos temas, entre eles, diárias e passagens, doações e
relacionamento com entidades privadas.
Confira a lista completa:
1 – Anticorrupção;
2 – Brindes, Presentes, Entretenimento, Hospitalidade e Patrocínios;
3 – Compliance;
4 – Conflito de Interesses;
5 – Consequências e Medidas Disciplinares;
6 – Contratação de Servidores Comissionados e Estagiários;
7 – Diárias e Passagens;
8 – Doações;
9 – Gestão de Riscos;
10 – Gestão do Canal de Denúncia;
11 – Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro;
12 – Prevenção e combate ao Nepotismo;
13 – Relacionamento com Entidades Privadas;
14 – Risco no Processo de Pagamento.
Política de Comunicação
Elaborada
pela Assessoria de Comunicação da Sefaz em parceria com pesquisadores
da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), para estudar os
processos de comunicação na secretaria, a Política de Comunicação também
faz parte do desenvolvimento das normas de compliance. Ela ressalta as
diretrizes da interface que a instituição quer ter com a sociedade, em
nome da sua missão principal: promover serviços de excelente qualidade
ao cidadão. Além disso, estão descritos alguns dos principais
procedimentos para garantir o fluxo eficiente e seguro de informação
dentro da própria secretaria.
Linha ética
A
Sefaz/AL foi o primeiro ente da administração direta estadual do País a
implementar um Programa de Compliance e como parte desse trabalho,
investe em mais um projeto para detectar e responder sobre desvios e
inconformidades na administração. Intitulado de Linha Ética, trata-se de
um meio de comunicação específico para denúncias, sejam elas externas
ou internas. Para o recebimento desses relatos, o canal conta com uma
equipe de profissionais treinada por psicólogos e especialistas em
investigação forense, capacitada para identificar a veracidade das
informações e preencher análises com observações mais detalhadas.
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