Durante uma semana de visitas, profissionais comercializaram mais de R$ 100 mil em expedição de lojistas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro
Ação tem consolidado ambiente propício para a prospecção de novas parcerias estratégicas voltadas para o fortalecimento do artesanato alagoano Cortesia |
Texto de Rafaela Pimentel
O
intercâmbio de uma semana de visitas e parcerias comerciais entre
artesãos alagoanos e lojistas de diferentes partes do país rendeu uma
grande movimentação para a economia produtiva local. Os profissionais de
13 cidades alagoanas, escolhidos com objetivo de representar a
diversificação das tipologias presentes em Alagoas, comercializaram
juntos mais de R$ 100 mil em peças, que serão agora expostas e vendidas
em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
A
expressividade dos números não é à toa. Por meio da proposta de
estabelecer uma relação de negócios sem intermediários, as Expedições de
Lojistas, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento
Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, vem
estreitando ainda mais os laços comerciais entre artesãos e
representantes do mercado nacional, impulsionando, assim, as
oportunidades de transações comerciais.
Replicada
e ampliada a cada edição, essa ação tem consolidado um ambiente
propício para a prospecção de novas parcerias estratégicas voltadas para
o fortalecimento do artesanato alagoano. Com características genuínas e
ainda não tão exploradas fora do Estado, as produções transmitem
identidade própria e atribuem experiência humana pelas mãos dos
profissionais, como ressalta o representante da loja Paiol, de São
Paulo, Lucas Lassen.
“Alagoas
é um Estado muito rico em arte popular, mas pouco conhecido pelas
pessoas. Foi um mercado que ficou por muito tempo fechado e agora, aos
poucos, começa a abrir para negociações com empresários de outras
regiões, como é o meu caso. Já faz cinco anos que venho me aproximando
da arte do Estado e fico muito feliz de conhecer de perto tantos
talentos e colaborar com a cadeia produtiva local”, pontua.
Junto
ao Lucas, outros quatro lojistas estiveram nas cidades de Porto de
Pedras, União dos Palmares, Capela, Boca da Mata, Penedo, Feliz Deserto,
Coruripe, Marechal Deodoro, Lagoa da Canoa, Batalha, Belo Monte, Pão de
Açúcar – Ilha do Ferro e Maceió, para conhecer in loco as produções
artesanais alagoanas. Além, claro, da possibilidade de contato com
outros mercados, a ida dos representantes até o próprio local de
produção dos artesãos agrega também valor às peças, ao atribuir
humanidade ao processo de criação.
Relações comerciais
Em
contrapartida, essa proximidade tem garantido que as relações
comerciais permaneçam para além das expedições. Fora as peças vendidas
diretamente durante as visitas, estima-se um total de mais de R$ 200 mil
negociados em encomendas para os próximos 12 meses.
“Essas
parcerias comerciais atuam como uma via de relacionamento contínuo com
os diferentes mercados. Daí a importância da realização periódica de
ações que promovam a comercialização por meio de diferentes canais, como
as feiras nacionais, eventos locais ou expedições de lojistas. Cada
troca é válida e muito enriquecedora para o artesanato alagoano”, frisa a
gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário