sábado, 23 de novembro de 2019

Sesau amplia serviços de equoterapia para 1200 beneficiários

Secretário da Saúde assinou convênio que assegura um investimento superior a R$ 7 milhões


Mais pessoas serão beneficiadas, passando de 800 para 1200
Mais pessoas serão beneficiadas, passando de 800 para 1200 Foto: Carla Cleto
Texto de Fabiano Di Pace

O secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, assinou nesta sexta-feira (22) contratos de convênio para tratamentos de equoterapia, que representa uma equitação terapêutica com cavalosem Maceió e no interior do Estado. O valor do investimento é de R$ 7.368.560,00. O evento reuniu representantes das associações de equoterapia na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em Jaraguá.

O gestor enfatizou que o serviço é importante para auxiliar no tratamento de reabilitação de pessoas com deficiência. “Estamos assegurando não apenas a continuidade do tratamento, mas a ampliação do número de vagas para atender a ainda mais pessoas”, destacou o secretário.

Alexandre Ayres reforçou a necessidade de ampliação do serviço de equoterapia destacando o inúmero dos benefícios psicológicos aos pacientes – principalmente no combate à depressão – e aumento dos sentimentos de autoestima e independência.
Assinatura contrato Equoterapia Pestalozzi (Foto: Carla Cleto)
“A equoterapia assegura excelentes resultados no que diz respeito à aprendizagem, memorização, concentração, cooperação e socialização”, disse a supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, Renata Bulhões. Por meio dessa modalidade terapêutica, segundo ela, o paciente também organiza o esquema corporal, equilibrando-o e regulando o tônus muscular.
A supervisora ressaltou que atualmente 800 pacientes fazem uso deste serviço em Alagoas. “Com a assinatura dos convênios esse número irá subir para 1.200 beneficiários, provocando uma melhoria na qualidade de vida de mais 400 pacientes e familiares”, destacou.
Assinatura contrato Equoterapia Pestalozzi (Foto: Carla Cleto)
Os convênios foram assinados entre a Sesau e a Associação Pestalozzi de Maceió; Associação de Equoterapia Maria Benedita de Sá, de São Miguel dos Campos; Associação Comunitária de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara, de Penedo; Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizio Freire, de Arapiraca; Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca e Associação de Equoterapia de Alagoas, em Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário