Ferramenta funciona como ponte entre a população e o Executivo e já recebeu mais de cinquenta manifestações desde sua implementação
População aprova plataforma on-line da Ouvidoria Alagoas Ellen Renata |
Texto de Ellen Renata
A
Ouvidoria Alagoas disponibiliza, desde maio de 2019, a plataforma de
atendimento online “e-Ouv Alagoas” que tem como finalidade receber
elogios, reclamações, dúvidas, denúncias e sugestões dos cidadãos. A
ferramenta funciona como uma ponte entre a população e o Poder Executivo
Estadual e já recebeu mais de cinquenta manifestações desde sua
implementação.
Além
de ter o acesso facilitado através do projeto “Ouvidoria Itinerante”,
que leva a ferramenta até os cidadãos a fim de aumentar sua participação
no controle social, a população conta com esse sistema de atendimento
online que permite sua atuação efetiva sem sair de casa.
A
controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, ressalta a
importância do canal para o bom exercício da cidadania, “É fundamental a
aproximação entre o povo e o Estado para o efetivo trabalho dos órgãos
estaduais, e a ouvidoria está aí para possibilitar e supervisionar essa
comunicação” explicou.
População aprova plataforma
O
aposentado Everaldo Quintela, de 62 anos, que buscou auxílio em um
problema referente à emissão de seus documentos de identificação,
avaliou a ferramenta como essencial no acompanhamento dos serviços
oferecidos pelo Estado e direcionamento do cidadão para o setor
responsável. “O trabalho da ouvidoria é de muita importância para o
exercício da nossa cidadania, ter alguém a quem recorrer para acompanhar
a qualidade do serviço oferecido para o povo é essencial” reforçou
Everaldo, afirmando que voltaria a utilizar o serviço da ouvidoria.
As
manifestações enviadas pelos cidadãos para a ouvidoria podem ser
anônimas ou identificadas. Em caso de identificação, a ouvidoria tem o
papel de atualizar o manifestante sobre o andamento de seu processo, já
em caso de solicitações anônimas, ele recebe um código de acesso para
poder acompanhar sua manifestação no portal.
O
corretor imobiliário, Valney Maranhão, que conheceu a ferramenta
através dos noticiários, elogiou a iniciativa do e-Ouv, “É um canal
muito bom e importante para que as pessoas possam elogiar, sugerir e
também reclamar, com certeza eu recorreria a ela por ser um meio de
fácil acesso” disse.
A atuação da ouvidoria
As
ouvidorias têm atuação em nível municipal, estadual e federal. Além de o
recebimento, análise e encaminhamento de manifestações, o papel da
ouvidoria é também mediar a comunicação entre cidadão e órgão estadual
visando um atendimento efetivo, manter o cidadão informado sobre suas
manifestações, cobrar respostas das unidades responsáveis pela
solicitação, entre outras competências que se destinam a melhorar a
relação público e setor público.
“Nosso
objetivo é estimular a participação do cidadão facilitando sua
comunicação com a gestão pública, além de mostrar que os serviços
oferecidos pela Controladoria são acessíveis a todos.” destacou a
controladora-geral, Maria Clara Bugarim.
A plataforma e-Ouv
Com
o intuito de facilitar o acesso e democratizar ainda mais todo o
trabalho da ouvidoria, O Governo do Estado, através da parceria
Controladoria Geral do Estado (CGE) e Instituto de Tecnologia em
Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), desenvolveu com
tecnologia alagoana, o que possibilitou um melhor controle do sistema, a
plataforma online da ouvidoria, “e-Ouv”, que pode ser acessada através
do link e-ouv.al.gov.br/.
Através
dessa ferramenta, os usuários podem fazer todos os tipos de
manifestações on-line, além de acompanhar as já registradas filtrando
por órgãos e entidades. Ao registrar sua manifestação, os cidadãos devem
aguardar até 30 dias pela resposta, sendo esse prazo prorrogável por
até mais 30 dias se justificado.
“A
intenção da plataforma é facilitar o dia-a-dia do cidadão, podendo ele,
de sua casa, fazer sua manifestação e acompanhá-la. Esse contato do
povo com o serviço público é muito importante para o fortalecimento da
nossa democracia, e ficamos felizes em poder oferecer isso através de
algo desenvolvido a partir de uma tecnologia genuinamente alagoana.”
declarou Maria Clara Bugarim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário