terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Governo beneficia 160 mil estudantes alagoanos com oficinas e material didático

Ações fazem parte da estratégia para atingir as novas metas pactuadas para 2019; no total, foram distribuídos 550 mil livros de Português e Matemática 

Material contemplará turmas dos Ensinos Fundamental e Médio
Material contemplará turmas dos Ensinos Fundamental e Médio Fotos: Valdir Rocha

 

Texto de Manuella Nobre
 
Cerca de 160 mil estudantes das redes públicas estadual e municipais de Alagoas serão beneficiados pelo Governo com mais uma ação estratégica do programa Escola 10 para o ano de 2019: a realização de oficinas e distribuição de 550 mil cadernos de atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As ações fazem parte da estratégia para atingir as novas metas pactuadas pelo programa para 2019.


Desenvolvidas por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para atender alunos e professores dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, as oficinas trazem uma trajetória didático-pedagógica definida, incluindo os cadernos de atividades para o aluno e o caderno de orientação para o professor, com o objetivo de orientar o docente a desenvolver as atividades.


De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, as oficinas do Escola 10 visam despertar o senso crítico e ampliar a visão do aluno à sua realidade.


“As oficinas acontecerão mediante metodologia desenvolvida por nossa equipe, mas são os professores que vão assumir e desenvolver. Em Língua Portuguesa, vão trabalhar sobretudo a leitura e interpretação, e, em Matemática, a resolução de problemas. O modelo foi pensado e organizado para provocar o aluno no sentido da ludicidade, a partir de uma atividade problematizadora e motivadora, que o leva a refletir sobre a situação, o contexto, a partir do texto, seguida da articulação e mediação do professor frente as várias propostas que se seguem nas atividades, entrando aí o caderno de atividade dos alunos”, explica Ricardo.

Material será distribuído com turmas de Fundamental e Médio (Fotos: Valdir Rocha)


“A oficina é pensada do começo ao fim, utilizando ainda o caderno de atividades do estudante, que responde às atividades orientadas pelo professor. Após isso, aluno e professor terminam a oficina com a reflexão sobre as dificuldades identificadas e o que precisa melhorar”, ressalta o superintendente.


Material Didático


Ricardo Lisboa esclareceu ainda que, para as oficinas do Escola 10, docentes e alunos contarão com cadernos especiais de Língua Portuguesa e Matemática, com atividades desenvolvidas a partir de modelos cedidos pelos estados do Rio de Janeiro, para o 2º ano do Fundamental, e Goiás, para os 5º e 9º anos do Fundamental e Ensino Médio, complementado com atividades de professores alagoanos disponibilizadas na plataforma do Escola Web, observando ainda o Referencial Curricular de Alagoas.


“Esses cadernos são utilizados dentro da oficina para que os alunos façam as atividades conforme estão avançando nas matrizes de aprendizagem, tanto do nosso Referencial Curricular e as competências a serem desenvolvidas, quanto dos descritores do Inep. Para isso, a gente incorporou atividades dos cadernos cedidos gentilmente por Goiás e Rio de Janeiro”, pontua Lisboa.


Na rede estadual, para o desenvolvimento das oficinas, foi realizado um acréscimo na carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, segundo a gerente de Educação Básica, Fabiana Dias. “Para o ensino médio, por exemplo, como eles já têm uma carga horária de 25 horas semanais, houve um aumento e essas oficinas serão trabalhadas também aos sábados”, declara.

Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário